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Gasolina e gasóleo mantêm-se acima do Preço Eficiente da ERSE

17:10 - 16-01-2023
 
Gasolina e gasóleo mantêm-se acima do Preço Eficiente da ERSE

A gasolina e o gasóleo estiveram com valores acima do preço eficiente na última semana.

Assim indicam os cálculos publicados esta segunda-feira no boletim semanal da Entidade Reguladora os Serviços Energéticos (ERSE)

Em relação à semana anterior, "verificou-se que a média dos Preços de Venda ao Público anunciados nos pórticos, e reportada no Balcão Único da Energia, esteve 3,5 cêntimos/litro acima do Preço Eficiente, dessa semana, no caso da gasolina simples 95, e 2,0 cêntimos/litro acima no caso do gasóleo simples",

O relatório do regulador assinala ainda que, em termos percentuais, a gasolina simples 95 foi anunciada nos pórticos 2,0% acima do Preço Eficiente, enquanto o gasóleo simples foi anunciado 1,2% acima.

Ainda relativamente à semana anterior, a ERSE refere que nos preços com descontos, publicados pela Direcção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), "a gasolina simples 95 apresentou um desvio de -1,1% face ao Preço Eficiente e o gasóleo simples de -3,8%".

O regulador sublinha que, em termos absolutos, "estas estimativas situam-se, para a gasolina simples 95 em -1,9 cêntimos/litro, e para o gasóleo simples em -6,0 cêntimos/litro abaixo dos respectivos Preços Eficientes".

Para esta semana, o Relatório Semanal de Supervisão dos Preços de Venda ao Público da ERSE indica que o preço eficiente antes de impostos é de 0,855 euros/litro para a gasolina simples 95, e de 0,996 euros/litro para o gasóleo simples.

Após impostos, o preço fica nos 1,698 euros/litro para o primeiro combustível, e nos 1,661 euros/litro para o segundo.

Segundo a ERSE, o preço médio semanal teve uma actualização de +1,2% para a gasolina e de +0,3% para o gasóleo face à semana passada, tendo em conta a variação semanal das cotações internacionais da gasolina simples 95 em +2,7% e do gasóleo simples em +0,5%.

O preço eficiente é um preço médio semanal determinado pela ERSE a partir da soma de vários factores.

Entre eles contam-se os "preços dos combustíveis nos mercados internacionais de referência e os respectivos fretes marítimos, a logística primária, incluindo nesta parcela as reservas estratégicas e de segurança do Sistema Petrolífero Nacional, os sobrecustos com a incorporação de biocombustíveis, e a componente de retalho acrescida dos impostos respectivos".

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