Depois de ter sido apresentado em Outubro do ano passado, o novo "monstro" de 4 milhões de euros da Ferrari estreou-se finalmente nas pistas, no evento Ferrari Racing Days, no circuito das Américas (EUA).
Está equipado com um bloco V12 de 6.3 litros que debita uns impressionantes 1050 cv de potência (860 do motor V12 e 190 cv do motor eléctrico). Se tivermos em conta que este modelo tem um peso seco de apenas 1.165 quilos percebemos que é uma "máquina" infernal para as pistas…
A suspensão de competição é determinante para o comportamento deste "monstro" em pista, mas é o "pack" aerodinâmico agressivo que o mantém colado ao asfalto e lhe permite tirar proveito de toda a potência que tem. A Ferrari afirma que a carga descendente chega aos 640 kg a uma velocidade de 200 km/h e pode aumentar até aos 830 kg na velocidade máxima deste modelo. Para ser perceber a importância destes números basta dizer que consegue gerar mais 75 por cento de carga descendente que o Ferrari LaFerrari.
Este "Cavallino Rampante" fez-se acompanhar em pista por sete 599 XX e por dois FXX originais feitos com base no Ferrari Enzo. Isto já para não falar dos vários monolugares de F1 clássicos que passaram por este traçado e dos 458 e 488 Challenge.