![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_25_12_47_08_236993.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_25_12_47_08_236993.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_24_18_23_30_236990.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_23_16_55_18_236954.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_23_10_44_37_236912.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_22_16_46_17_236900.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_19_16_29_09_236877.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_18_15_28_29_236845.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_18_14_47_05_236844.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_17_12_09_03_236781.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_17_10_19_09_236777.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_16_15_42_01_236776.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_16_14_28_10_236768.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_11_13_03_08_236666.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_11_10_45_39_236645.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_10_09_41_52_236610.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_08_16_26_04_236568.jpg)
A equipa Formula Student Lisboa do Instituto Superior Técnico (IST) apresentou na última semana o seu oitavo carro de competição, o FST 08e, "máquina" com que irá atacar a Formula Student, a maior competição do mundo para alunos de engenharia.
O carro, executado no último ano lectivo com o apoio da Novabase, foi totalmente projectado, construído e testado pela equipa de estudantes portugueses e vai competir em provas na República Checa, Itália e Espanha.
Com tecnologia 100% portuguesa, o FST 08e conta com quatro motores eléctricos, um chassis monocoque em fibra de carbono e uma suspensão duplo triângulo também ela em carbono. O resultado é uma potência equivalente a 175 cv e uma velocidade máxima de 130 km/h!
"O FST 08e teve como filosofia de design o aumento de fiabilidade através da consolidação dos processos existentes e soluções conhecidas, associadas à redução de peso e ao aumento do tempo de testes", referiu Henrique Karas, "team leader" do FST Lisboa.
"Foi um grande desafio desenvolver este protótipo em apenas um ano e só foi possível com o empenho de toda a equipa e o apoio dos nossos patrocinadores. Será um grande orgulho representar Portugal, o Instituto Superior Técnico e os nossos patrocinadores nas competições internacionais", acrescentou.
Recorde-se que esta equipa foi criada em 2001, com o desenvolvimento do primeiro protótipo, e actualmente conta com oito modelos construídos: três movidos a combustão interna e cinco totalmente eléctricos.