A Ford abortou os planos de construir o seu modelo Focus no México, poupando mil milhões de dólares ao encerrar a produção inteiramente na América do Norte e passar a importar os automóveis da China, a partir do próximo ano.
A fabricante vai iniciar a produção na nova geração do Focus, na China, na segunda metade do ano de 2019, um ano depois de terminar os trabalhos na fábrica de Michigan. A Ford, actualmente, já se encontra a produzir o Focus na China, na fábrica de Chongqing. Com esta decisão, a marca abandonou definitivamente a sua estratégia de produzir carros no México, anunciada pelo ex-CEO, Mark Fields.
"Realizámos muitas pesquisas e os clientes preocupam-se muito mais com a qualidade e preço do que com a localização da produção", afirmou Joe Hinrichs, presidente de operações globais da Ford. "Os iPhones também são produzidos na China, por exemplo, e as pessoas não falam disso", acrescentou.
A Ford garantiu ainda que vai investir 900 milhões de dólares na fábrica no Kentucky para a produção do Expedition e Lincoln Navigator, preservando mil empregos. Depois de importar os carros da China, a marca vai distribuí-los pela Europa.
"A China chama muita atenção e vamos ver como isto corre. Mas acreditamos que este é um plano muito melhor para o nosso negócio globalmente. Podemos guardar muito capital para investir em condução autónoma e electrificação, e muito desse trabalho é feito nos EUA", disse Hinrichs.