Mark Fields deixou de ser o homem no comando da Ford. Segundo avançou primeiramente a revista Forbes, o antigo CEO deixou de ter a confiança da direcção da empresa, que vai agora entregar o leme a James P. Hackett.
Depois da saída de Alan Mulally, em 2014, a empresa não sentiu as mesmas capacidades de liderança com Mark que foi acusado de não conseguir unir os empregados em torno de objectivos comuns ou de tomar decisões importantes sobre a estratégia da companhia.
Apesar dos elevados lucros com a venda das pick-up F-Series, as acções da Ford perderam quase um terço do seu valor em bolsa. Mudanças que ocorreram numa altura em que a marca americana anunciou que vai cortar 10% da sua rede de trabalhadores ainda este ano. Os resultados financeiros relativos ao primeiro trimestre do ano foram inferiores em 35% em relação ao mesmo período no ano passado.
James P. Hackett dirigia o departamento ‘Smart Mobility’ e foi o homem escolhido por Bill Ford, e restante administração, para ser promovido à liderança e mais orientado para a aposta em veículos sem condutor e no sistema de partilha de boleias.