Pesquisa
Tome Nota

Ford com lucro recorde na Europa

15:10 - 27-01-2017
  1
Ford com lucro recorde na EuropaFord com lucro recorde na EuropaFord com lucro recorde na Europa
Ford com lucro recorde na EuropaFord com lucro recorde na EuropaFord com lucro recorde na Europa
Poucos dias depois de publicar os números referentes ao quarto trimestre do ano passado revelando algumas quebras, a Ford acabou 2016 com um lucro global de 9.7 mil milhões. Ainda assim um pouco abaixo em relação ao ano de 2015. O último trimestre registou uma quebra de 750 milhões em relação ao ano anterior devido a uma redução de inventário na América do Norte e a condições desfavoráveis de produção no Médio Oriente e África.

A Ford Motor teve ainda de pagar uma indemnização de 187 milhões de euros por cancelar a criação de uma fábrica em San Luis Potosi, no México, depois das duras críticas e ameaças do actual presidente dos EUA, Donald Trump, às empresas americanas que tencionassem investir no México, sendo condenadas a pagar elevados impostos de importação.

É precisamente no seu país de origem, como é natural, que a marca apresenta os números mais elevados embora tenha descido as suas vendas, menos 322 milhões de euros do que em 2015. Os modelos que registaram mais sucesso foram os da gama serie F e os SUV – veículos que por cá nem tentam a sua sorte.

Mas é na Europa que os números impressionam. A Ford publicou um lucro recorde de 1.1 mil milhões de euros no velho Continente. Um número acima dos objectivos e bem distante dos 242 milhões que obteve em 2015 – ano em que alcançou o primeiro lucro desde 2011. Uma subida no geral dos modelos mas que tem como grande estrela o Fiesta, que vendeu mais de 300 mil unidades.

"Estamos a fazer um grande progresso em todo o mundo. Queremos afirmar o nome da marca como referência em outros países e apresentar maior flexibilidade nos nossos planos. Somos uma empresa que vai além dos objectivos porque temos pessoas empenhadas em todos os sectores", revelou o CEO Mark Fields. Apesar de um ano forte em toda a Europa a Ford espera que os efeitos do Brexit venham trazer uma quebra entre os 400 e os 500 milhões de euros durante este ano.

TEMAS:

FordEuropa
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.