Segundo o jornal britânico "Financial Times", o Grupo Fiat Chrysler Automobiles (FCA) vai deixar de produzir motores diesel a partir de 2022. A decisão deverá ser oficializada em Junho, altura em que terá lugar a apresentação do plano industrial para o próximo quadriénio.
A informação que chegou ao jornal aponta para uma decisão estratégica, que tem a ver com os elevados custos da evolução dos motores a gasóleo exigida pelas cada vez mais exigentes normas anti-poluição, em particular na Europa. Manter a evolução dos motores diesel exigiria um investimento cerca de 20 por cento superior aos blocos actuais.
É certo que, segundo um estudo realizado pela Jato Dynamics, um dos mais poderosos produtores de componentes para a indústria automóvel, o Grupo FCA foi o único que passou ao lado da quebra nas vendas de automóveis a gasóleo, tendo mesmo subido de 40,4% em 2016 para 40,6% em 2017. Mas em Itália, como um pouco em toda a Europa, começa a ser evidente a queda na procura dos motores diesel, embora eles ainda tenham um peso muito grande no mercado (56% das vendas).