O futuro do Grupo Fiat Chrysler Automobiles (FCA) passa por propostas originais ao nível da forma e do conteúdo tecnológico. O "Portal Concept" é o melhor exemplo desta opção.
Trata-se de um estudo que antecipa um familiar do futuro, seguindo uma arquitectura do tipo monovolume, que muito a ver com a tradição da Chrysler. Adopta um design futurista, com uma ampla superfície vidrada para garantir a maior luminosidade num habitáculo com muito espaço, que graças a uma distância entre-eixos com cerca de três metros permitiu criar três filas de bancos.
As portas de correr facilitam a acessibilidade ao interior onde o tradicional volante foi substituído por um comando que pode ser utilizado (ou não) pelo condutor, porque o concept aposta na condução autónoma. O design interior é minimalista e pensado para garantir no automóvel um estilo semelhante ao que podemos encontrar numa habitação.
Os designers apelidaram o habitáculo como "third Space" (terceiro espaço) porque foi pensado para trabalhar ou relaxar, graças à condução autónoma do nível 3, que nos Estados Unidos permite a utilização do "piloto automático" em quase todas as situações do quotidiano (o nível 5 torna o condutor num mero passageiro).
No interior estão disponíveis 10 "dock stations" para carregar todo o tipo de smartphones ou tablets. Mas a grande novidade passa pelo "Panasonic Cognitive Infotainmen", desenvolvido pela FCA e pela Panasonic Automotive Advanced Engineering Permite a ligação ao Chrysler Portal Concept Companion App uma "store" que vai propor conteúdos personalizados para todos os ocupantes, para além de permitir o acesso a vários serviços (incluindo i-commerce).
A alimentação do motor eléctrico é garantida por uma bateria de 100 kW (como o Tesla S mais potente) e a FCA reivindica uma autonomia de 400 km e 20 minutos para a carga, desde que seja ligado a uma coluna com 350 kW (as primeiras vão começar a ser instaladas nos EUA).