Verificado o seu "bom nascimento" com as primeiras voltas em pista e tudo a funcionar correctamente, o Mercedes W09 EQ Power+ – é o nome oficial do chassis que, obviamente, será sempre conhecido apenas por W09 – foi oficialmente apresentado, já com a presença do director da equipa, Toto Wolff e dos dois pilotos, Lewis Hamilton e Valtteri Bottas.
Ao lado do W09, Toto Wolff não escondeu a emoção de ver o seu novo "bebé" depois das suas primeiras voltas: "Este é um momento muito especial porque é a concretização de todo um duro trabalho duro das longas horas durante o Inverno. E é bom ver as primeiras voltas a correrem bem, sem problemas, com tudo a funcionar correctamente", comentou o director da equipa que prevê: "A competição vai ser dura! Podemos ter ganho mais títulos no ano passado, mas a competição foi muito apertada e vamos querer manter a nossa posição".
Foi Valtteri Bottas quem teve a honra de guiar o W09 pela primeira vez, numa pista de Silverstone muito húmida e com fracas condições de aderência, sob baixas temperaturas. "Foi muito especial guiá-lo pela primeira vez e pude apreciar o muito trabalho que foi colocado na sua construção. Tudo funcionou bem, acho que foi um bom início. O halo pode parecer estranho, mas isso acontece com todas as novas regras, mas vamos habituar-nos rapidamente".
Quem adiantou mais detalhes sobre o novo W09 acabou por ser Lewis Hamilton que, em relação ao halo, só tem a apontar o peso excessivo que acrescenta ao chassis. De resto, explicou: "Este carro tem muito do ADN do monolugar do ano passado. Pode parecer muito semelhante mas, por baixo da ‘pele’ tem muitas alterações, está muito mais refinado para resolver os problemas das corridas em que encontrámos dificuldades com o W08. Hoje foi a primeira vez que o vi e estou desejoso de o guiar". O que sucederá agora, da parte da tarde.