A F1 confirmou que irá coroar um campeão mundial virtual pela primeira vez em 2017. A "F1 eSports Series" será realizada a partir de uma parceria entre a F1, a produtora Codemasters e a Gfinity, especialista em competições virtuais.
A temporada inaugural terá o seu início em Setembro, coincidindo com o lançamento do jogo F1 2017. Com um sistema de qualificação que irá decorrer todo o mês, o jogo vai determinar os 40 pilotos mais rápidos.
Os jogadores serão convidados para disputar a semifinal, que será na Gfinity Arena, em Londres, entre os dias 10 e 11 de Outubro. Os 20 melhores das semifinais irão depois à final, que irá acontecer no encerramento da temporada da F1, em Abu Dhabi, em Novembro.
"Este lançamento representa uma incrível oportunidade para os nossos objectivos, tanto estrategicamente como na forma com que atraímos os nossos fãs", disse o director comercial da F1, Sean Bratches.
O campeão virtual de F1 em 2017 será incluído como uma personagem no jogo F1 2018 e ficará automaticamente apurado para as semifinais do campeonato do próximo ano.