Lapo Elkann, o mais controverso dos dois herdeiros do império industrial deixado por Giovanni Agnelli que liderou o Grupo Fiat durante décadas, viu-se livre das acusações que sobre si impendiam, depois de, em Novembro passado,
alegadamente ter simulado o seu próprio rapto em Nova Iorque para tentar receber um bom resgate…
Sempre polémico e totalmente diferente do mais calmo e discreto irmão John – ele sim, tido como o próximo patrão do Grupo –, Lapo apresentou queixa de ter sido raptado durante mais de 24 horas, aparentemente depois de ter ficado sem dinheiro, após uma festa em que as drogas foram o "prato principal"… Aliás, Lapo Elkann já teve vários problemas com drogas, tendo estado, em 2005, à beira da morte por "overdose"…
Desta vez, contudo, o procurador distrital de Manhattan declarou que iria encerrar o caso, sem adiantar mais detalhes, deixando Elkann particularmente aliviado com o ponto final em mais um escândalo que em nada ajuda a sua reputação, já de si não muito boa…
"Esta decisão é reconfortante e reforça a confiança que tinha na Justiça americana. Agora, estou determinado em trabalhar em mim mesmo".
Apesar de já não ter lugar no conselho de administração do Grupo Fiat (agora FCA), Lapo Elkann ainda pertence à direcção da Ferrari, sendo responsável pelo programa "Ferrari Tailor Made" que faz as coisas mais estranhas aos carros italianos, correspondendo aos pedidos mais bizarros dos clientes. Paralelamente tem os seus próprios negócios, tendo fundado, em 2007, a Italia Independent, empresa de óculos de sol. E cultiva uma imagem extravagante, a que corresponde com uma vida social sempre agitada…