A Euro NCAP lançou um vídeo com a comparação da segurança dos carros entre 1997 e 2017. A organização responsável pelos testes de segurança dos automóveis na Europa realçou o facto de, devido a estes testes, os carros terem evoluído ao ponto de permitir que a probabilidade de sobreviver a um acidente tenha duplicado nos últimos 20 anos.
Os carros utilizados para esta comparação são um Rover 100 e um Honda Jazz. A diferença é abismal e mostra a clara evolução na segurança automóvel. O teste utilizado é o de uma colisão parcial dianteira a uma velocidade de 65 Km/h. No caso do Rover 100 o condutor é atirado contra o volante e apesar da existência do airbag é visível que de pouco valeu dada a oscilação de todo o carro, fazendo com que todos os passageiros sejam sacudidos dentro do veículo.
"Em qualquer lugar em que estivesses sentado no Rover 100 seriam más notícias", disse Matthew Avery, director de um dos centros de teste da Euro NCAP.
"Numa colisão a 65 Km/h definitivamente não sobrevivias, enquanto os ocupantes do Honda Jazz provavelmente só sofreriam alguns arranhões", afirmou.
Para o secretário-geral, Michiel van Ratingen, esta evolução é muito gratificante.
"Celebramos 20 anos na frente da segurança rodoviária e estamos muito orgulhosos ao ver o programa da Euro NCAP de testes de segurança alcançar grandes melhorias nos carros e ajudar a Europa a diminuir as fatalidades na estrada em todas as regiões", disse.
No final do vídeo a Euro NCAP enfatiza a importância de colocar em todos os carros novos o sistema de travagem de emergência autónomo, de forma a ir além da redução de danos em caso de colisão mas conseguir evitar de todo o acidente.