Ainda se lembra da colecção com mais de 130 automóveis que vai a leilão em Setembro, na Comporta? Pois bem, um dos modelos a leilão é um exemplar único no Mundo e pertenceu a Nubar Gulbenkian, filho de Calouste Gulbenkian.
Trata-se de um dos 2677 exemplares do Mercedes 600 construídos entre 1963 e 1981, com a particularidade de que este é o único modelo do género a contar com um tejadilho panorâmico. No ano em que foi comprado, 1966, terá sido um dos automóveis mais caros do mundo.
Na época, e porque queria "olhar para as estrelas", Nubar terá pedido à Mercedes que lhe fizesse um 600 com o tejadilho em vidro. A marca de Estugarda recusou o pedido e Nubar teve de recorrer a uma solução mais engenhosa: encomendou um modelo normal através de um concessionário francês, usando um nome falso, e pediu à empresa de Henry Chapron que o modificasse.
O resultado é o fantástico exemplar que agora lhe mostramos e que a RM Sohteby’s, leiloeira responsável pela venda, estima que possa arrecadar 400 mil euros em leilão. Este modelo está em Portugal desde 1972 e em 30 anos contou apenas com um proprietário.