Ninguém sabe onde é Zhangjiakou, uma cidade a noroeste da província de Hebei, na China, mas a cidade próxima de Pequim pode "orgulhar-se" de ter o cruzamento mais complicado do mundo, uma situação tanto mais importante quanto será ali que vão decorrer os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022.
A forma de vencer o desafio está muito longe de ser evidente. As vias assinaladas no asfalto e a sinalização, que deveria ser uma ajuda, são um verdadeiro quebra-cabeças.
Decidir quem tem a prioridade é mais difícil de determinar do que solucionar uma equação matemática e optar pela via certa para seguir na direcção desejada, ainda é pior porque não há sinalização vertical, semáforos ou agentes da polícia de trânsito.
Este cruzamento mais parece uma roleta russa e, se a população já se queixou e até promoveu manifestação, a polícia local afirma que a sinalização está a ser preparada e pede calma aos condutores, aconselhando
"que sigam as faixas e conduzam com normalidade".
Como nada disto faz grande sentido, internautas japoneses assumiram o desafio de interpretar a melhor forma de cada um saber por onde ir quem deve passar em primeiro. Mas a solução do problema é tão complexa como o próprio problema. Por isso, para bem dos residentes e dos futuros visitantes das competições olímpicas, esperemos que o problema se resolva rapidamente.