A Câmara Municipal de Lisboa decidiu criar e aproveitar parques de estacionamento nas periferias da capital com um valor diário de 50 cêntimos. Para a utilização do parque existe a condição de possuir um título de transportes públicos.
Dentro destes planos estão previstos parques na Ameixoeira com 500 lugares, na Pontinha com 2.000, no Areeiro com 300 lugares e em Pedrouços com 150 lugares. O primeiro a abrir será o da Ameixoeira. Estão ainda negociações em andamento para redução de preços nos parques do Estádio da Luz, com 800 lugares, Alvalade com 200 lugares e no Pingo Doce da Bela Vista, que tem 370 lugares.
"Alguém que entra na cidade e estaciona numa zona em que a tarifa é verde, das 9h às 19h paga oito euros. Na zona amarela são 11,20 euros, e na zona vermelha 16 euros. Estes serão sempre parques a preços meramente simbólicos. Por 50 cêntimos por dia, desde que tenha um título de transporte, a pessoa deixa ali o carro e vai para o trabalho", afirmou Luís Natal Marques, presidente da EMEL.