A cidade de Chicago, nos Estados Unidos, está a ser afectada por uma onda de frio que cria uma sensação térmica de entre 40 a 60 graus abaixo de zero, sendo que para esta quarta-feira as temperaturas mínimas na "Windy City" estão fixadas nos 29 graus negativos.
Estas temperaturas criam vários desafios e colocam vários serviços em causa, entre eles os comboios da cidade. Para manter os comboios em funcionamento foi necessário incendiar alguns carris para os aquecer, já que o frio pode deformar e contrair o metal, fazendo com que haja o risco dos rails se facturarem ou de alguns parafusos saltarem.
Assim, foi necessário aquecer várias vias de forma a levá-las à sua forma original e realizar eventuais reparações. Se assim não fosse, seria impossível manter o serviço ferroviário da cidade a funcionar com temperaturas tão frias.
A mesma técnica também é usada nas intersecções para proteger os mecanismos de mudança de via do frio. Com temperaturas tão baixas existe o risco de congelarem e de falharem na hora de desviar um comboio na direcção correcta.
It's very cold this morning and @networkrail will have their work cut out for them today. But it's even colder in #Chicago and this is how they keep the trains running there...
— BTP Lancashire (@BTPLancs) January 30, 2019
?? https://t.co/gjo7XcpX6r pic.twitter.com/xSGej6fjYK
WOW! Did you know train tracks are set on fire to prevent freezing in Chicago? (Video via @CNN) pic.twitter.com/brIxxcednh
— WICS ABC 20 (@wics_abc20) January 29, 2019