Como escolhem os pais o nome do seu bebé? A maioria começa por escolher um conjunto de opções. Atentam as qualidades que gostariam de ver reflectidas no pequeno e consideram um nome que seja fácil de pronunciar.
Alguns até se certificam que não seja comum entre as pessoas mais próximas e quase todos acabam por ouvir a opinião da família. Ainda que poucos o saibam, a verdade é que atrás de cada passo há uma razão técnica e muitas semelhanças entre a escolha de um nome de um bebé e a nomeação de um novo modelo.
Porém, como se chega ao nome mais adequado? Foi com os seguintes passos que se elegeram os nomes finalistas para baptizar o terceiro SUV da SEAT entre as mais de 10.000 propostas recebidas:
Refletir o ADN: "Os genes que identificam a marca e o carácter do modelo são a primeira coisa a ter em conta", explica o Director de Marketing e de Produto da SEAT, Lucas Casasnovas. "A SEAT tem um espírito jovem e entre os seus valores está o dinamismo e a paixão pelo design. E neste caso, além de tudo isso, deve ir ao encontro do ADN do novo SUV de grandes dimensões, destacando as sensações de espaço e de robustez", detalha.
Fácil de pronunciar: "Para que um nome seja fácil de recordar não pode ser demasiado longo. Para este modelo procuramos um que tenha umas cinco a sete letras", identifica Casasnovas como segunda condicionante na hora de baptizar um veículo. O nome escolhido será pronunciado em mais de 80 países para onde a SEAT exporta os seus automóveis, razão pela qual "é necessário comprovar que resulta correctamente a nível fonético e que não tem um significado estranho ou soe mal noutra língua", explica Núria Vila, perita em 'naming' na agência Nombra, que também participa neste processo.
Que seja único: Chegado a este ponto, é preciso confirmar que cada nome pode ser usado legalmente. Confirma-se que as propostas são válidas internacionalmente e que, por exemplo, não estão registadas por outras marcas em nenhum dos países no qual opera a SEAT.
As opiniões importam: "O que faz lembrar este nome?", "No que faz pensar?" ou "Pensam que suficientemente forte?" são algumas das perguntas a que respondem os participantes no 'focus group', um grupo com uma dezena de homens e mulheres que, pelo seu perfil, poderiam ser possíveis compradores. Estes estudos foram desenvolvidos em vários países, como Espanha, Alemanha e França, entre outros, e as opiniões recolhidas são fundamentais para se perceber se os nomes seleccionados podem ter uma boa recepção junto dos futuros consumidores.
A última palavra nas mãos do público: Depois dos topónimos finalistas revelados no Salão de Frankfurt, a SEAT deixa nas mãos do público a eleição final. Todos os que queiram votar no seu candidato podem fazê-lo através de seat.es/buscanombre e de seat.com/seekingname. O nome que reunir mais votos sairá vencedor, sendo divulgado antes de 15 de Outubro.
É assim que se escolhe o nome de um automóvel