Don 'Big Daddy' Garlits não é particularmente conhecido no nosso país mas este "ancião" de 87 anos voltou a ser notícia nos Estados Unidos da América, no último fim-de-semana, pelas melhores razões.
Considerado um dos pais das corridas de 'dragsters', o piloto que recusa em reformar-se abraçou agora a causa ambiental ao volante de um "animal" 100% eléctrico com mais de 1200 cv.
O resultado? Novo recorde da categoria, com 304,2 km/hora em 7,235 segundos para percorrer 400 metros da Palm Beach International Raceway, na Florida.
Bateu, por boa margem, a anterior marca (298,7 km/hora), que, por mera curiosidade, também já lhe pertencia mas, mesmo assim, mostrou a sua insatisfação por não ter atingido os 320 km/hora a que originalmente se propunha.
O recorde, no entanto, pode considerar-se fantástico porque duas das seis baterias que equipam o 'dragster' já tinham entregado a alma ao criador antes da realização do teste, não sendoi possível substituí-las em tempo útil.
Verdadeira lenda do desporto automóvel norte-americano, Don 'Big Daddy' Garlits foi um impulsionador das corridas de 'dragsters'.
Perdeu parte de um pé num acidente em 1970, sem que isso o tivesse impedido de ter sido o primeiro a bater sucessivos recordes de velocidade ao volante daqueles bólides: desde uns "ignóbeis" 273 km/hora até uns superlativos 402 km/hora, e sempre num percurso de apenas 400 metros.
Foi também o primeiro a atingir os 320 km/hora ao volante de um 'dragster', mas apenas em 200 metros de pista.