Um dirigente da Porsche foi detido preventivamente na Alemanha na sequência das buscas ligadas ao vasto escândalo dos motores diesel falsificados, anunciou um porta-voz do construtor automóvel, esta sexta-feira, escreve o Correio da Manhã.
O patrão da Porsche, Oliver Blume,
"informou os trabalhadores da decisão do Ministério Público de Estugarda de ter colocado um dirigente da empresa em prisão preventiva", informou um porta-voz da marca de automóveis de luxo pertencente ao grupo Volkswagen, citado pela AFP.
Segundo os jornais alemães Bild e Wirtschaftwoche, o responsável detido é Jörg Kerner, responsável pelo desenvolvimento dos motores da Porsche, que trabalhava na Audi quando se conheceu o escândalo.
Michael Steiner, responsável pela pesquisa e desenvolvimento da marca alemã e um segundo elemento que já não trabalha na Porsche e cujo nome não foi revelado também estão acusados.
Sem precisar a identidade do detido, um porta-voz do Ministério Público de Estugarda confirmou a detenção na quarta-feira de um suspeito por
"risco de fuga e de dissimulação de prova", logo depois das buscas nas casas de dois responsáveis e de um ex-quadro da Porsche.
O detido está em prisão preventiva desde quinta-feira à noite.
"A Porsche não desenvolve nem produz motores diesel ou aparelhos associados", defendeu-se hoje o patrão da marca de luxo num 'email' enviado aos trabalhadores e citado pela imprensa alemã.
Oliver Blume considerou "inadmissível" os aparelhos instalados nos motores diesel e suspeitos pela Justiça alemã de estarem viciados e assegurou que a Porsche não estava ao corrente da situação.
Mais de 160 polícias e trinta magistrados foram mobilizados na quarta-feira para uma vasta operação de buscas em dez locais da Baviera e em Bade-Wurtemberg, visando
"um membro da direção e um alto responsável da Porsche", bem como um antigo quadro do grupo que, entretanto, passou para a Audi, indicou uma fonte do Ministério Público de Estugarda.
Estas foram as primeiras buscas visando a Porsche no âmbito do dossier que envolve desde o início de 2015 o conjunto do Grupo Volkswagen, proprietário da marca.
Recorde-se que a Volkswagen reconheceu ter equipado 11 milhões de automóveis a diesel, dos quais cerca de 600.000 nos Estados Unidos, com um dispositivo com capacidade para falsificar o resultado dos testes antipoluição e dissimular as emissões que ultrapassassem até 40 vezes mais as normas autorizadas.