Depois de Paris, Madrid e Atenas agora foi a vez de Estugarda se juntar no combate à poluição visando os veículos movidos a diesel. A Alemanha enfrenta um processo colocado pela União Europeia pelo excesso de poluição em 90 cidades. No ano passado, o governo tomou a decisão de facilitar o processo para os presidentes de câmara que queiram banir carros antigos movidos a diesel das estradas das suas cidades. Deste modo, Estugarda, local onde estão sediadas a Mercedes e a Porsche, avançou para esta medida que irá proibir veículos a diesel de circular pela zona do centro da cidade já no próximo ano. A única excepção poderão ser alguns veículos de mercadorias.
Actualmente apenas 10% dos carros a diesel na Alemanha cumprem com os padrões ambientais impostos pela UE. Um número que se espera que cresça dado que 50% dos carros vendidos no país têm motores a diesel. É ainda estimado que nos próximos cinco anos metade dos 14 milhões de carros a diesel sejam substituídos por novos e menos poluentes.
A Alemanha é país membro da aliança de emissão-zero que tem o objectivo de banir todos os carros movidos a combustível até ao ano de 2050. Outros países envolvidos nesta alianaça e com metas bem mais ambiciosas são o Reino Unido, Holanda e Noruega que planeiam acabar com todas as vendas de carros a combustível até 2025.