Pesquisa
Tome Nota

Cascais vai testar estrada que pode reduzir velocidade

17:32 - 19-07-2017
  30
Cascais vai testar estrada que pode reduzir velocidadeCascais vai testar estrada que pode reduzir velocidade
Cascais vai testar estrada que pode reduzir velocidadeCascais vai testar estrada que pode reduzir velocidade

Depois do reconhecimento internacional do projecto português Pavnext, que pretende tornar a estrada mais segura e eficiente, a invenção vai agora ser testada em Cascais.

A Pavnext propõe a aplicação de um pavimento sobre as estradas com capacidade para captar energia cinética dos automóveis e transformá-la em energia eléctrica. Algo que poderia posteriormente ser utilizado para iluminação pública.

Para além do aproveitamento de energia, esta invenção pode também reduzir a velocidade dos veículos sem que seja necessária a intervenção do condutor. Em 20 metros de estrada com esta aplicação, o veículo passa dos 50 km/h para os 30 km/h. Um solução que poderá reduzir o risco de mortes em 25%.

A experiência deste equipamento vai iniciar no final do mês de Agosto, mas o responsável, Francisco Duarte, garante que há perspectivas de lançar a tecnologia no próximo ano.

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Utils/
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.