Pesquisa
Tome Nota

Carros novos na Noruega já não usarão combustível em 2025

13:34 - 27-02-2017
  10
Carros novos na Noruega já não usarão combustível em 2025Carros novos na Noruega já não usarão combustível em 2025Carros novos na Noruega já não usarão combustível em 2025Carros novos na Noruega já não usarão combustível em 2025
Carros novos na Noruega já não usarão combustível em 2025Carros novos na Noruega já não usarão combustível em 2025Carros novos na Noruega já não usarão combustível em 2025Carros novos na Noruega já não usarão combustível em 2025
O Parlamento da Noruega estabeleceu o objectivo ambicioso de em 2025 vender apenas carros com emissões zero. O país nórdico que é conhecido como uma das maiores potências económicas do mundo é também um grande exportador de petróleo e gás.

Ainda que a Noruega produza 1.948 milhões de barris de petróleo por dia, apenas 234 mil são consumidos internamente. O ritmo da produção de combustíveis excede largamente o consumo da reduzida população - apenas cinco milhões de habitantes -, o que daria para satisfazer as necessidades do país a nível de mobilidade durante vários anos sem esforço algum.

Mas a ideia do Parlamento norueguês é diferente. O Governo decidiu apoiar o movimento para incentivos de fontes renováveis ao não colocar qualquer imposto sobre os carros eléctricos e apresentando outros benefícios como estacionamento e recargas gratuitos e circulação permitida nas vias ‘bus’. No ano passado, a Noruega registou um total de 51 mil vendas de carros eléctricos, o que totalizou 37% de todas as vendas automóveis. Agora, o país decidiu acabar com os veículos a combustível até 2025.

Com 98% da energia consumida a ser produzida em centrais hidroeléctricas, a Noruega apresenta condições para desenvolver uma rede eficaz de abastecimento eléctrico até ao ano 2025, em que espera ter um posto de recarga para cada 10 carros eléctricos. Aliado aos benefícios nos carros de emissões zero o Governo da Noruega prepara também aumentar os impostos sobre os combustíveis para forçar a migração para formas de mobilidade mais sustentáveis. Espera-se que em 2020 já circulem 250 mil carros eléctricos na Noruega, colocando o país na entre os países com maior volume de veículos sustentáveis.
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.