São já 11 as cidades europeias que anunciaram que vão proibir os veículos a diesel nos próximos 10 anos. Também outras cidades já têm ou vão ter restrições à circulação de carros poluentes.
Vários países anunciaram que vão impedir a entrada de veículos a gasóleo até 2025. França, Alemanha, Espanha, Reino Unido e Bélgica estão entre os principais a proibir a circulação de carros a diesel. "Os motores de combustão vão desaparecer muito antes do que se pensa", afirmou Elzbieta Bienkowska, comissária europeia para a Indústria.
Em França a venda de veículos com motores de combustão será proibida a partir de 2040. A tendência é que os países vizinhos sigam na mesma direcção, começando pelas principais cidades onde os níveis de poluição do ar são preocupantes.
A Alemanha e os maiores grupos do sector, entre os quais a Mercedes, VW, BMW ou Opel, acordaram alterar o software de mais de cinco milhões de carros a gasóleo para diminuir até 30% as emissões. Além de implementarem incentivos à troca de carro por veículos menos poluentes.
Caso a Espanha decidisse banir os carros a diesel das suas estradas, significaria que 1,4 milhões de automóveis em Portugal seriam impedidos de sair do país. Mais de um milhão de carros vendidos em Portugal, entre 2006 e 2014, não cumprem os limites impostos sobre as emissões poluentes, avançou o Diário de Notícias.
Para Carlos Barbosa, presidente do Automóvel Club de Portugal (ACP), "os carros a gasóleo não vão desaparecer tão cedo. Só os sonhadores pensam assim", disse.
Com a introdução destas novas regras as vendas de carros a diesel estão a cair um pouco por toda a Europa, com uma média de queda fixada nos 9,6%. Portugal não é excepção, mas a queda tem sido menor (5%), sendo um dos países europeus com a maior quota de carros a gasóleo.