Com a recente decisão de um tribunal de Leipzig a permitir que as cidades pudessem decidir limitações aos automóveis Diesel no acesso aos centros urbanos, o mercado alemão está já a sofrer algumas mutações. Começou logo pelo mercado de usados, em que se começam a encontrar verdadeiras "pechinchas" com carros a gasóleo a preços bastante baixos… E ainda não houve qualquer proibição decretada!
Daí de que a BMW tenha já dado um primeiro passo no sentido de procurar tranquilizar os potenciais clientes quanto ao futuro dos seus modelos Diesel, lançando uma campanha no mínimo original e que denominou de "Diesel return promise". A marca de Munique propõe aos clientes que comprarem um modelo Diesel que o poderão devolver caso a cidade perto da qual moram aderir à proibição do gasóleo no centro urbano.
Há, obviamente, algumas condições: o cliente tem de morar dentro de um raio de 100 km dessa cidade; e o carro não pode ter sido adquirido num sistema de "leasing", já que esse tipo de financiamento tem regras mais flexíveis. Dito de outra forma, um particular que viva a menos de 100 km de uma cidade que proíba o Diesel e tenha comprado um BMW a gasóleo, poderá devolver o carro! Uma forma interessante de reforçar a confiança dos clientes… e logo se verá as consequências.