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BMW a hidrogénio chega em 2021
17:08 - 30-03-2017
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Enquanto o Toyota Mirai e o Honda Clarity apontam para o futuro do hidrogénio na mobilidade, a BMW juntou-se à aposta para veículos com fuel cell, e marcou a sua estreia em 2021. Tal como os competidores japoneses, a marca alemã irá começar por oferecer o produto num número limitado de mercados, mas pode expandir até 2025.

O CEO da BMW, Harald Krueger, não adiantou mais detalhes sobre o projecto, mas, de acordo com o BMW Blog, a marca irá oferecer modelos maiores e que garantam grandes distâncias. O problema continua a ser a instalação de infra-estruturas para abastecimento. O hidrogénio ainda não é suficientemente comum para que justifique o investimento em estações de abastecimento, embora os clientes apresentem algum receio em comprar este tipo de modelo pela escassez de estações.

"Embora até 2025 os custos sejam muito elevados e as infra-estruturas de hidrogénio não permitam grande cobertura do mercado, quando as condições estiverem reunidas o Grupo BMW estará preparado para atrair clientes", afirmou Klaus Fröhlich, director de desenvolvimento da BMW.

A BMW tem vindo a desenvolver tecnologia fuel cell há alguns anos. Em 2015, os alemães revelaram o protótipo do i8 a hidrogénio. O modelo desportivo estaria equipado com 252 cv com o fuel cell a alimentar um motor eléctrico. A marca mostrou ainda um carro da série 5 Grand Touring com a mesma tecnologia. 

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