Pesquisa
Tome Nota

Baterias de lítio-metal podem duplicar autonomia de ''eléctricos''

19:02 - 08-02-2024
 
Baterias de lítio-metal podem duplicar autonomia de ''eléctricos''

Os "eléctricos" poderão ver as autonomias a serem alargadas dos 800 a 1.100 quilómetros entre carregamentos com baterias de lítio-metal.

A confirmar-se, é quase o dobro da distância conseguida pelas baterias convencionais de iões de lítio com apenas uma carga.

A solução foi descrita num estudo publicado esta quinta-feira pela revista Nature por investigadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos.

As baterias de lítio-metal, assim denominadas para distinguirem-se das baterias de iões de lítio, usam o lítio na sua natureza metálica.

Todavia, na sua maioria não são recarregáveis e têm ainda a desvantagem de perderem rapidamente a capacidade de armazenar energia após poucos ciclos de carga e descarga.

A comunidade científica, no entanto, tem testado novos materiais e técnicas para melhorar o seu ciclo de vida.

Recentemente, investigadores da Universidade de Stanford descobriram uma solução de baixo custo que restaura a capacidade e melhora o desempenho da bateria: basta descarregá-la e deixá-la a repousar durante várias horas.

A técnica descrita num estudo publicado na revista Nature indica que a melhoria de desempenho é conseguida com a reprogramação do software de gestão da bateria.

Tal é conseguido sem custos adicionais ou alterações em equipamentos ou materiais.

Yi Cui, professor de energia e engenharia na Escola de Sustentabilidade de Stanford citado no estudo da Nature, disse que os resultados da investigação podem dar aos construtores de "eléctricos" informações práticas sobre como adaptar a nova tecnologia às condições de condução.

Recorde-se que a bateria de iões de lítio é actualmente é a mais comum usada em carros electrificados, além de telemóveis e computadores.

Não contém lítio na forma metálica mas apenas iões, sendo recarregável sem a necessidade de estar descarregada por completo.

Já segue o Aquela Máquina no Instagram?

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.