Os visitantes do Salão Automóvel de Genebra que passarem pelo "stand" da Mercedes vão poder ver de perto os dois concepts que estarão na origem da Classe X, a pick-up da fabricante de Estugarda. Esta será a sua primeira aparição depois de, em Outubro, terem sido apresentados aos jornalistas com os nomes de "Stylish Explorer" e "Powerful Adventurer".
Apresentada na cor branco, a primeira está direccionada para ser usada em ambientes mais quentes e proporcionar uma experiência mais premium, com um interior luxuoso e um exterior desportivo com jantes de 22 polegadas. A segunda foi mostrada em amarelo e adequa-se ao frio e terrenos mais acidentados. Conta com maior aderência ao solo, com pneus preparados para o off-road, idealizada para condições extremas e nas incursões pelos "maus caminhos".
Os modelos estarão equipados com um motor V6 diesel e tracção integral permanente. Será possível que as versões de estrada contem com tracção traseira, dando origem a novas aplicações de motores mais pequenos.
Com a mesma "base" da Nissan Navara, que também partilha ligações com a Renault Alaskan, a nova Classe X da Mercedes estará disponível na Europa no final deste ano. Será produzida na mesma fábrica que a pick-up da Renault, em Barcelona, para os mercados europeu, australiano e sul-africano. Na América do Sul estes modelos vão ser produzidos em Cordoba, na Argentina, no início de 2018.
Ainda está a ser avaliado um lançamento para os EUA, sendo que caso o projecto avance a Mercedes já confirmou que irá produzir as pick-up no país.