O que faz uma marca valiosa? Quanto pode significar um nome? Foram estas as questões (e mais algumas) colocadas pela Brand Finance, uma empresa de consultoria e avaliação de negócios com sede em Londres. Na publicação das 500 maiores marcas de todos os sectores de actividade em 2016, a Brand Finance distinguiu 8 marcas automóveis entre as 100 primeiras. Para esta avaliação foram considerados parâmetros como fidelidade dos clientes, familiaridade com nome da marca, reputação da marca e investimento em marketing.
A grande vencedora, e sem surpresas, foi a Toyota que pelo segundo ano consecutivo se afirma como marca automóvel mais valiosa. Com um valor total de avaliação em 42 770 milhões de euros a marca japonesa ficou em 12º lugar no ranking geral. Em 2º lugar encontra-se a BMW. Em 17º lugar do ranking geral a marca alemã viu o seu valor aumentado em 6%, alcançando assim os 34 332 milhões de euros. A fechar o pódio das marcas automóveis está a Mercedes-Benz com um valor total de 32 872 milhões de euros, posicionando-se no 21º lugar do ranking da Brand Finance.