Uma esmpresa de advogados americanos iniciou um processo para acusar a Tesla por alegadamente enganar os seus consumidores acerca das características do seu sistema Autopilot 2.
A firma Hagens Berman, que é considerada como uma das mais bem-sucedidas em casos do mundo automóvel, colocou na sua página online um formulário para que os proprietários de veículos Tesla que se consideram enganados pela publicidade da fabricante de automóveis eléctricos se juntem à acusação.
O sistema que permite um determinado grau de condução autónoma dos veículos deveria, segundo os advogados, oito câmaras, 12 sensores ultra-sónicos, um radar, sistema Enhanced Autopilot e Full Self-Driving. A Tesla é acusada de não incluir nos seus veículos o software necessário para tomar partido de todos os sistemas. Deste modo, a marca americana deverá reembolsar os clientes em 10.000 dólares – valor extra pago para ter acesso ao Autopilot 2.
"O Autopilot 2 também deveria incluir sistemas de segurança como travão automático de emergência, aviso de colisão e controlo de velocidade activo, mas estas características não estão disponíveis apesar de fazerem parte do equipamento no Autopilot 1", disse um porta-voz da Hagens Berman.