A Associação Automóvel de Portugal decidiu propor que a a altura máxima ao solo actual na Classe 1 de 110 cm seja aumentada em 20 cm. Uma decisão que permitiria corrigir grandes distorções da lei que classifica alguns crossovers compactos como Classe 2. Por exemplo, o lançamento em Portugal do Renault Kadjar teve de ser adiado cerca de um ano e meio para que a empresa fizesse ajustes na suspensão e no pneus, para que o modelo pudesse ser admitido na Classe 1 nas portagens.
A atribuição de Classe 2 a alguns SUV e crossovers continua a ser um obstáculo ao sucesso comercial destes segmentos ao aumentar bastante o custo em viagem. Esta proposta vem em conjunto com o Ministério da Economia e as principais marcas automóveis a operar no nosso país. A expectativa dos representantes das marcas em Portugal é de que a lei seja revista ainda durante este ano.
A Comissão Europeia também deverá apresentar brevemente uma proposta em relação aos critérios de classificação de veículos e de regras de cobrança de portagens. Uma das medidas será a inclusão de uma classificação ambiental, penalizando os veículos que poluem mais.