![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_25_12_47_08_236993.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_25_12_47_08_236993.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_24_18_23_30_236990.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_23_16_55_18_236954.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_23_10_44_37_236912.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_22_16_46_17_236900.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_19_16_29_09_236877.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_18_15_28_29_236845.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_18_14_47_05_236844.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_17_12_09_03_236781.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_17_10_19_09_236777.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_16_15_42_01_236776.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_16_14_28_10_236768.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_11_13_03_08_236666.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_11_10_45_39_236645.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_10_09_41_52_236610.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_08_16_26_04_236568.jpg)
O primeiro mês de 2024 registou um crescimento de 7,9% do mercado automóvel face a Janeiro do ano passado.
Dados avançados esta quinta-feira pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP) indicam a matriculação de 18.826 viaturas novas.
A Peugeot mantém a liderança do mercado de ligeiros de passageiros, logo seguida da Dacia e da Mercedes-Benz a uma larga distância.
Por categorias e tipos de veículos, em Janeiro passado foram matriculados 15.737 ligeiros de passageiros novos, um crescimento homólogo de 7,5%.
Surpresa ou talvez não é o facto de mais de metade dos veículos integrados nessa categoria (52,9%) eram movidos com outros tipos de energia, sendo 15,8% totalmente eléctricos.
Já nos ligeiros de mercadorias, as novas matriculações cresceram 8,1% em Janeiro face ao mesmo mês do ano passado, com 2.363 unidades.
Quanto ao mercado dos veículos pesados, que inclui de passageiros e de mercadorias, verificou-se um crescimento de 15,2% face a Janeiro de 2023, tendo sido comercializados 726 veículos.
O crescimento do mercado automóvel em Janeiro verificou-se após um aumento de 26,1% em todo o ano de 2023, quando foram matriculados 236.053 veículos.
A Peugeot mantém a liderança do mercado de ligeiros de passageiros trazida de 2023, com 2.086 unidades novas matriculadas, e 13,26% de quota de mercado.
A uma distância considerável vem a Dacia na segunda posição, com 1.297 viaturas, com o pódio a ser fechado pela Mercedes-Benz, com 1.189 exemplares.
O quarto lugar é ocupado pela Toyota (1.075), seguida da BMW (974), Citroën (930), Renault (845), Nissan (676), Kia (641) e Opel (608).
A Tesla, que tinha fechado 2023 no décimo lugar, caiu agora para o 12.º, com 549 unidades novas matriculadas, com a Volkswagen a estar uma posição acima, com 608 viaturas.
Nos segmentos dos super desportivos e modelos de luxo, a Porsche arrancou 2024 com 105 veículos novos matriculados, seguida da Aston Martin e Lamborghini, ambos com seis.
Maserati e Bentley matricularam quatro veículos cada um em Janeiro, com a Ferrari a registar duas novas matriculações.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?