O armazém da Porsche em Estugarda guarda verdadeiros tesouros, entre eles vários modelos especiais criados pelo departamento "Porsche Exclusive".
E no mais recente vídeo da já conhecida série "Top 5" da marca de Zuffenhausen foram escolhidos os cinco melhores modelos especiais da marca.
A Porsche escolheu os cinco melhores modelos especiais
Na quinta posição surge o 911 Club Coupé que a Porsche criou para celebrar o 60º aniversário do clube Porsche. Foram construídos apenas 13 exemplares, um número que faz referência aos membros fundadores do grupo de entusiastas da Porsche na Alemanha.
No quarto lugar aparece o 911 Speedster, modelo que a Porsche Exclusive produziu para celebrar os 25 anos de actividade da divisão de personalização. Com 356 unidades produzidas pode não ser tão raro quanto o 911 Club Coupé, mas o "look" inspirado nos "roadsters" clássicos da Porsche é um regalo para os olhos.
O próximo modelo escolhido pela Porsche foi o 911 Sport Classic, um modelo limitado a 250 unidades que a Porsche Exclusive realizou com base nos 911 da década de sessenta. São muitas as referências ao passado, a começar no enorme aileron conhecido por "ducktail spoiler" e a acabar nas jantes em preto.
No segundo posto aparece o Porsche 911 Turbo S, uma criação conjunta entre a Porsche Exclusive e a Porsche Motorsport. Com tamanhos intervenientes é escusado dizer que a colaboração resultou em pleno, com os engenheiros a "pouparem" 180 kg de peso face ao 911 da época e a levarem o motor aos 381 cv de potência. Só foram produzidos 86 exemplares, número que atesta bem a exclusividade e a raridade deste modelo.
Por fim, a Porsche apanhou todos de surpresa e adiantou que a melhor criação da Porsche Exclusive será anunciado ao longo deste ano. Escusado será dizer que os detalhes desta nova criação ainda não são conhecidos, mas arriscamos que poderá ser um modelo especial para assinalar a despedida da actual geração do 911.
Recorde-se que a Porsche vem divulgado uma série de vídeos onde escolhe os modelos com o
melhor som, os
melhores concepts, os
marcos mais históricos da competição, as
tecnologias de competição que passaram para a estrada e os
modelos mais raros da marca.