O título pode parecer algo estranho para quem se recordar que Sébastien Ogier foi, este ano, o campeão do Mundo de Ralis, ao volante de um Ford Fiesta WRC. Mas a verdade é que a sua equipa era, das da frente, a única que não representava oficialmente a marca, ao contrário da Hyundai, Toyota e Citroën, tratando-se apenas da estrutura M-Sport de Malcolm Wilson. Que tem longos anos de ligação à Ford, é certo, mas a marca da oval azul não alinhava de forma oficial.
Para 2018, contudo, pode dizer-se que a Ford está de volta a nível oficial ao Mundial de Ralis que passará a contar com quatro marcas. Percebeu-se logo isso com a revelação, pela FIA, da lista de inscritos no Mundial, onde figurava o nome da equipa "M-Sport Ford World Rally Team", mas também pelos detalhes que entretanto foram sendo conhecidos.
Esta entrada da Ford é feita ainda de uma forma… "discreta", na forma de um forte apoio técnico à estrutura da M-Sport que continuará a desenvolver o Fiesta WRC. Por exemplo, através da cedência de algumas instalações específicas, nomeadamente o túnel de vento para apurar a aerodinâmica do carro de ralis. E assim aumentar as hipóteses de Ogier na defesa do seu título.
O francês fez uma longa sessão de testes já nas sinuosas estradas francesas da região por onde irá passar o Rali de Monte Carlo, prova de abertura do Mundial de 2018, de 22 a 28 de Janeiro. Um ensaio numa zona de baixa altitude, fugindo às estradas com neve e procurando zonas de asfalto seco, para se aperceber melhor das evoluções feitas, entretanto, no carro que lhe permitiu conquistar o seu quinto título mundial consecutivo!