
















Um estudo da "Liberty Seguros", com base na APP "hit the road" (versão iOS e versão Android), que permite avaliar a condução dos utilizadores, indica que nove em cada 10 portugueses utiliza o telemóvel quando está ao volante.
Desde Fevereiro foram registadas através da app mais de 243 mil viagens, o que representa mais de 3 milhões de quilómetros percorridos e 89 mil horas de condução. Da análise destes dados, a seguradora concluiu também que o uso do telemóvel tem efeito no tipo de condução e aumenta o risco de acidente.
O uso do telemóvel é constante em cerca de metade das viagens registadas pela app. Entre os utilizadores que mexem no telemóvelmais de dez vezes numa viagem (e pelo menos uma vez por minuto), 39% fez travagens bruscas e 57% efetuaram curvas apertadas utilizando o telemóvel.
Os resultados deste estudo são curiosos: os utilizadores de Faro e Setúbal foram os que registaram a melhor média de pontuação (86,4 em 100 pontos), enquanto os utilizadores do distrito da Guarda tiveram a pior prestação média (81,3). Já a velocidade média mais elevada foi registada no distrito de Leiria (57 km/h).
Resultados
|
Faro |
86,40 |
|
Setúbal |
86,40 |
|
Madeira |
86,04 |
|
Viana do Castelo |
85,85 |
|
Santarém |
85,78 |
|
Açores |
85,63 |
|
Leiria |
85,49 |
|
Beja |
85,38 |
|
Porto |
85,29 |
|
Coimbra |
84,88 |
|
Lisboa |
84,59 |
|
Vila Real |
84,33 |
|
Bragança |
84,26 |
|
Aveiro |
84,19 |
|
Braga |
84,13 |
|
Portalegre |
83,87 |
|
Évora |
82,98 |
|
Viseu |
82,08 |
|
Castelo Branco |
82,01 |
|
Guarda |
81,25 |
"Os dados registados na app Hit the Road são importantes, pois permitem que os condutores se apercebam da forma como conduzem, podendo retirar algumas ilações sobre a sua performance na estrada.", afirmou Rogério Bicho, CEO da Liberty Seguros em Portugal.
A aplicação Hit the Road está disponível para os sistemas operativos iOS e Android. Para utilizá-la, os utilizadores com equipamentos com estes sistemas poderão descarregar a app, de forma totalmente gratuita, nas respetivas stores.A aplicação dispensa a ligação a uma rede de Wi-FI ou o uso de dados móveis para ser utilizada durante uma viagem, sendo que o utilizador precisa apenas de ter os serviços de localização ligados e os dados da viagem serão descarregados quando se ligar a uma rede Wi-Fi.