Artega faz "super eléctrico" de 1020 cv que chega aos 300 km/h!
Parece que entrámos numa fase em que, na guerra dos superdesportivos de produção muito limitada, quem não tenha mais de mil cavalos… "não é homem não é nada"! Agora chega-nos, da Alemanha, mais uma novidade para o salão de Genebra, do construtor Artega que ganhou uma certa fama com a construção do Artega GT – no final da década passada, com motores V6 da VW – e que se apresenta agora com um protótipo de superdesportivo eléctrico com… 1020 cv!
A Artega ainda não divulgou todos os dados sobre o Scalo Superelletra, mas já sabemos os mais importantes. Terá uma gigantesca bateria de iões de lítio de 120 kWh de capacidade e enorme poderio mecânico, graças aos quatro motores eléctricos, um em cada roda, que totalizam uma potência em torno dos 750 kW, equivalente a 1120 cv!
As prestações são soberbas, pois aquela potência, mais as características dos motores eléctricos e a tracção integral proporcionada por ter um motor em cada roda consegue "projectar" os três ocupantes até aos 100 km/h em… 2,7 s! A velocidade máxima está limitada aos 300 km/h, mas será preciso andar mais devagar do que isso para atingir a autonomia anunciada de 500 km.
Por agora, o Artega Scalo Superelletra ainda aparecerá em Genebra sob a forma de protótipo, como aliás testemunha o facto de não ter retrovisores exteriores, mas sim duas pequenas câmaras. Mas o fabricante de Delbrück já anunciou que irá fabricá-lo numa série muito limitada (apenas 50 unidades), a partir de 2019.