Pesquisa
Super Carros

Project24: nova ''bomba'' da Maserati tem 740 cv mas é só para circuitos

21:23 - 22-07-2022
 
Project24: nova ''bomba'' da Maserati tem 740 cv mas é só para circuitosProject24: nova ''bomba'' da Maserati tem 740 cv mas é só para circuitosProject24: nova ''bomba'' da Maserati tem 740 cv mas é só para circuitos
Project24: nova ''bomba'' da Maserati tem 740 cv mas é só para circuitosProject24: nova ''bomba'' da Maserati tem 740 cv mas é só para circuitosProject24: nova ''bomba'' da Maserati tem 740 cv mas é só para circuitos

Chama-se Project24 e é a nova "loucura" da Maserati para quem tem bolsos bem fundos para libertar a adrenalina nos circuitos de competição.

Adivinha-se uma "corrida" acelerada para encomendar o super desportivo: a edição está limitada apenas a 62 exemplares.

Evolução do MC20

Na base do Project24 está o MC20, mas devidamente alterado para que o comportamento acelere o ritmo cardíaco de qualquer fã da velocidade.

E tudo começa no desempenho do bloco V6 Nettuno de 3.0 litros que equipa o super desportivo.

Contra os 630 cv da proposta original, o Project24 é elevado aos 740 cv, com o aumento de potência a ser conseguido com dois novos turbocompressores.

A passar toda essa força às rodas traseiras está uma caixa sequencial de seis velocidades com patilhas no volante.

A embraiagem foi concebida de raiz para a competição e não dispensa atrás um diferencial autoblocante.

Obcecados pelo peso

A obsessão pelo peso, que a marca transalpina nunca negou nas suas propostas, permitiu conseguir um peso inferior a 1.250 quilos.

A aposta resulta numa relação peso-potência de cerca de 1,69 kg/cv, embora se desconheça a velocidade de ponta e o tempo para chegar aos 100 km/hora.

Algo fantástico num super carro com um baixo centro de gravidade, mercê dos seus 1,22 metros altura por 2,02 de largura, ficando por saber o comprimento.

Para conseguir aqueles números, a carroçaria é integralmente construída em fibra de carbono, com vários componentes específicos a serem em fibra natural.

Possui igualmente spoilers dianteiros e traseiros com múltiplas possibilidades de ajustamento, para criar a força descendente necessária para colá-lo ao alcatrão.

As janelas são produzidas em lexan, um termoplástico de resina de policarbonato resistente.

Em termos mecânicos, tem uma suspensão que a Maserati anuncia como inovadora, com triângulos sobrepostos para os dois eixos.

Os amortecedores e as barras estabilizadoras também são reguláveis, com os travões carbono-cerâmicos de competição a terem a assinatura da Brembo.

Pneus específicos para circuito calçam as jantes em alumínio forjado de 18 polegadas.

Todos os recursos de segurança que o Project24 incorpora, a começar pela gaiola de segurança e a terminar no extintor a bordo, foram aprovados pela FIA.

Interior de competição

Não há imagens do habitáculo mas a Maserati afirma que o volante multifunções é em fibra de carbono.

Além do banco de competição para o piloto, é dada a opção de montar outro para o acompanhante, tendo ambos arneses de seis pontos.

Há muitas outras opções para alargar a carteira do feliz contemplado com um dos 62 exemplares previstos.

Para além de poder integrar uma câmara traseira, também pode ter outra a bordo para gravar em vídeo a destreza (ou aselhice) do piloto.

O Project24 pode ser enriquecido com a gravação dos registos de telemetria, monitor de optimização de desempenho e controlo de pressão dos pneus.

Mais curioso é que o ar condicionado é de série e, aparentemente, a sua montagem não pode ser dispensada.

A complementar o super desportivo, a marca oferece serviços exclusivos até agora inéditos para tirar o maior partido do super desportivo em circuito.

Não foram ainda avançados valores para o Maserati Project24, que deverá ser apresentado com outra designação no último trimestre deste ano.

Já segue o Aquela Máquina no Instagram?

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Utils/
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.