Se está interessado no novo Audi R8 Spyder - revelado no passado mês de Março -, saiba que as pré-vendas do mais recente desportivo da marca de Ingolstadt arrancaram esta quinta-feira na Europa.
Equipado com um motor V10 5.2 FSI de 540 cv e 540 Nm de torque chega dos 0 aos 100 km/h em apenas 3.6 segundos e atinge uma velocidade máxima de 318 km/h, somente 0,1 segundos e 4,8 km/h mais lento que a versão coupé. Números impressionantes, que colocam este R8 Spyder acima do seu antecessor, quer ao nível da potência quer ao nível da velocidade.
A potência deste V10 montado em posição central traseira é transmitida através de uma caixa S tronic de sete velocidades de dupla embraiagem, que distribui continuamente o torque dependendo do modo de condução, sendo que em situações extremas, 100 por cento da potência pode ser enviada para o eixo dianteiro ou eixo traseiro, produzindo um resultado que a Audi descreve como "direcção bastante mais precisa e dinâmica".
Com 4,426 metros de comprimento, 1,940 metros de largura e 1,244 de altura, este R8 Spyder é 1,4 cm mais curto e 3,6 cm mais largo que o seu antecessor. Ainda assim, a distância entre eixos (1,650 m) mantém-se igual.
A Audi garante que a rigidez é 50 por cento superior ao antigo R8 Spyder e anuncia um peso de
1720 kg, tudo graças à estrutura em alumínio e à carroçaria em plástico reforçado a fibra de carbono.
O tejadilho é à moda antiga, em lona, e graças a motores eléctricos pode abrir ou fechar em apenas 20 segundos e com o carro em andamento, a velocidades até aos 50 km/h.
Já no interior, o habitáculo tem uma imagem sóbria mas desportiva, inspirada no mundo da competição. Contudo, a Audi não se esquece que este é um modelo Premium e, como tal, o carácter desportivo é complementado com uma enorme atenção ao requinte.
O preço anunciado para a Alemanha começa logo nos 179 000 euros, mas por conta das taxas e dos impostos o preço sobe para os 238 000 € em Portugal.