Pesquisa
Super Carros

Pininfarina vai construir superdesportivo eléctrico

13:49 - 28-04-2017
  9
Pininfarina vai construir superdesportivo eléctricoPininfarina vai construir superdesportivo eléctricoPininfarina vai construir superdesportivo eléctricoPininfarina vai construir superdesportivo eléctricoPininfarina vai construir superdesportivo eléctricoPininfarina vai construir superdesportivo eléctricoPininfarina vai construir superdesportivo eléctricoPininfarina vai construir superdesportivo eléctricoPininfarina vai construir superdesportivo eléctricoPininfarina vai construir superdesportivo eléctricoPininfarina vai construir superdesportivo eléctrico
Pininfarina vai construir superdesportivo eléctricoPininfarina vai construir superdesportivo eléctricoPininfarina vai construir superdesportivo eléctricoPininfarina vai construir superdesportivo eléctricoPininfarina vai construir superdesportivo eléctricoPininfarina vai construir superdesportivo eléctricoPininfarina vai construir superdesportivo eléctricoPininfarina vai construir superdesportivo eléctricoPininfarina vai construir superdesportivo eléctricoPininfarina vai construir superdesportivo eléctricoPininfarina vai construir superdesportivo eléctrico
Pininfarina vai construir superdesportivo eléctrico

A Pininfarina, lendário estúdio italiano de "design" poderá ser transformada num fabricante de automóveis eléctricos "mais-que-premium", com modelos muitíssimo especiais, limitados… e caros. O primeiro dos quais poderia ser a concretização, para duas mãos cheias de privilegiados, do protótipo H2 Speed apresentado há pouco mais de um ano, em Genebra!

Quem o confirmou foi o presidente da Mahindra, o grande conglomerado industrial indiano, proprietário da Pininfarina desde Dezembro de 2015. Segundo Anand Mahindra, a companhia estuda a realização de um primeiro modelo, podendo proceder à construção de uma série limitada de dez exemplares do H2 Speed que venderia a… 2,3 milhões de euros cada.

Já anteriormente o presidente da Pininfarina, Silvio Pietro Angori, tinha deixado esta possibilidade do ar, apontando até para as primeiras entregas ocorrerem em 2018, desde que houvesse um protótipo funcional em testes na fase inicial deste ano. Anand Mahindra não se comprometeu com datas e, até agora, não houve notícias de quaisquer testes… Porque, na verdade, a concretização daquele protótipo é algo mais complicado do que parece.

Originalmente, o H2 Speed – que pretende ser um superdesportivo eléctrico – foi apresentado como tendo dois motores eléctricos que totalizavam 370 kW (cerca de 500 cv) para um peso de apenas 1420 kg, o que lhe permitia "performances" extremas: 300 km/h e 0-100 km/h em 3,4 s. Esse peso contido devia-se ao facto de não ter grandes baterias por funcionar com uma pilha de combustível ("fuel cell"), alimentada pelo hidrogénio armazenado num depósito que recebia 6,1 kg daquele gás a uma pressão de 700 bar.

Para a sua concretização, ou a Pininfarina se mantém fiel ao conceito original (Toyota e Honda já comercializam modelos a hidrogénio), embora limitando bastante o raio de acção dos compradores de um carro de 2,3 milhões de euros. Ou teria de reconfigurar todo o projecto para lhe colocar grandes e pesadas baterias para garantir uma autonomia minimamente aceitável…. Um tema que iremos seguir.

Mas este será apenas o primeiro de uma série de modelos que a Pininfarina irá construir e vender nesta sua nova fase de produtor de automóveis eléctricos exclusivos. É sabido que a empesa de Turim participa em diversos projectos externos – ainda recentemente aqui demos conta do seu envolvimento no projecto de uma berlina e dois SUV para a Hybrid Kynetic, de Hong Kong –, mas agora irá ter os seus próprios modelos.

Porque, segundo a Mahindra, a ideia não é construir apenas aquele superdesportivo, mas fazer uma gama completa de automóveis eléctricos de elevadíssimo nível, quer falemos de «performance» ou de luxo. Contudo, nada mais foi adiantado quanto à referida gama.

Pininfarina vai construir superdesportivo eléctrico
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.