A Pininfarina, lendário estúdio italiano de "design" poderá ser transformada num fabricante de automóveis eléctricos "mais-que-premium", com modelos muitíssimo especiais, limitados… e caros. O primeiro dos quais poderia ser a concretização, para duas mãos cheias de privilegiados, do protótipo H2 Speed apresentado há pouco mais de um ano, em Genebra!
Já anteriormente o presidente da Pininfarina, Silvio Pietro Angori, tinha deixado esta possibilidade do ar, apontando até para as primeiras entregas ocorrerem em 2018, desde que houvesse um protótipo funcional em testes na fase inicial deste ano. Anand Mahindra não se comprometeu com datas e, até agora, não houve notícias de quaisquer testes… Porque, na verdade, a concretização daquele protótipo é algo mais complicado do que parece.
Para a sua concretização, ou a Pininfarina se mantém fiel ao conceito original (Toyota e Honda já comercializam modelos a hidrogénio), embora limitando bastante o raio de acção dos compradores de um carro de 2,3 milhões de euros. Ou teria de reconfigurar todo o projecto para lhe colocar grandes e pesadas baterias para garantir uma autonomia minimamente aceitável…. Um tema que iremos seguir.
Mas este será apenas o primeiro de uma série de modelos que a Pininfarina irá construir e vender nesta sua nova fase de produtor de automóveis eléctricos exclusivos. É sabido que a empesa de Turim participa em diversos projectos externos – ainda recentemente aqui demos conta do seu envolvimento no projecto de uma berlina e dois SUV para a Hybrid Kynetic, de Hong Kong –, mas agora irá ter os seus próprios modelos.
Porque, segundo a Mahindra, a ideia não é construir apenas aquele superdesportivo, mas fazer uma gama completa de automóveis eléctricos de elevadíssimo nível, quer falemos de «performance» ou de luxo. Contudo, nada mais foi adiantado quanto à referida gama.