Pesquisa
Super Carros

Lamborghini Sián ou o futuro dos híper carros

18:25 - 03-09-2019
 
Lamborghini Sián ou o futuro dos híper carrosLamborghini Sián ou o futuro dos híper carrosLamborghini Sián ou o futuro dos híper carrosLamborghini Sián ou o futuro dos híper carrosLamborghini Sián ou o futuro dos híper carrosLamborghini Sián ou o futuro dos híper carros10. Lamborghini Sián - 3.30 milhões de eurosLamborghini Sián ou o futuro dos híper carrosLamborghini Sián ou o futuro dos híper carrosLamborghini Sián ou o futuro dos híper carrosLamborghini Sián ou o futuro dos híper carrosLamborghini Sián ou o futuro dos híper carrosLamborghini Sián ou o futuro dos híper carrosLamborghini Sián ou o futuro dos híper carrosLamborghini Sián ou o futuro dos híper carrosLamborghini Sián ou o futuro dos híper carrosLamborghini Sián ou o futuro dos híper carrosLamborghini Sián ou o futuro dos híper carros
Lamborghini Sián ou o futuro dos híper carrosLamborghini Sián ou o futuro dos híper carrosLamborghini Sián ou o futuro dos híper carrosLamborghini Sián ou o futuro dos híper carrosLamborghini Sián ou o futuro dos híper carrosLamborghini Sián ou o futuro dos híper carros10. Lamborghini Sián - 3.30 milhões de eurosLamborghini Sián ou o futuro dos híper carrosLamborghini Sián ou o futuro dos híper carrosLamborghini Sián ou o futuro dos híper carrosLamborghini Sián ou o futuro dos híper carrosLamborghini Sián ou o futuro dos híper carrosLamborghini Sián ou o futuro dos híper carrosLamborghini Sián ou o futuro dos híper carrosLamborghini Sián ou o futuro dos híper carrosLamborghini Sián ou o futuro dos híper carrosLamborghini Sián ou o futuro dos híper carrosLamborghini Sián ou o futuro dos híper carros

Era um daqueles segredos muito mal guardados que a Lamborghini depressa fez questão de desfazer. Face à fuga de informação ocorrida nesta segunda-feira, a marca italiana decidiu revelar o novo Sián em todo o seu esplendor.

O novo híper carro híbrido, que será apresentado oficialmente no Salão Automóvel de Frankfurt na próxima semana, representa o primeiro passo da marca em direcção à electrificação das suas futuras propostas automóveis.

Aos interessados, não vale a pena apressarem-se para adquirir o novo Lamborghini Sián. As 63 unidades que irão ser produzidas, em homenagem a 1963, ano em que foi fundada a insígnia, já têm todas dono!

Cada híper carro será estilizado individualmente, segundo as preferências do feliz proprietário, através do programa Ad Personam da marca.

Solução híbrida inédita

Baseado na mesma plataforma do Aventador, o Lamborghini Sián diferencia-se apenas na motorização, ou não estivesse ele equipado com um motor eléctrico de 34 cv a 48 volts, ligado à caixa de velocidades e e associado ao V12 de 6.5 litros, para uma potência total de 819 cv.

O construtor transalpino justifica esta ligação directa, entre o propulsor eléctrico e as rodas, pela resposta mais imediata e pelo melhor desempenho do híper carro, sendo também o primeiro híbrido de baixa voltagem.

Significa isto que as manobras do Sián a baixas velocidades, como o estacionamento ou a reversão de direcção, podem ser feitas exclusivamente em modo eléctrico.

Inédito a nível mundial, de acordo com a Lamborghini, é a unidade de armazenamento da energia. Em vez de usar uma bateria de íon de lítio, o híper carro utiliza um super condensador três vezes mais poderoso do que uma bateria semelhante, mas com um peso três vezes mais leve.

O dispositivo está montado na antepara entre o habitáculo e o motor, para uma distribuição ideal do peso. Na defesa desta solução, a marca afirma que o motor eléctrico e o super condensador pesam juntos apenas 34 kg, permitindo que o modelo atinja uma relação de peso/potência superior ao conseguido no Aventador SVJ.

Outras modificações mecânicas incidiram sobre o motor V12 de 6.5 litros, agora equipado com novas válvulas de admissão em titânio, para obter uma potência de 785 cv, que sobem para 819 cv associados ao motor eléctrico.

Certo é que a Lamborghini reivindica para o Sián uma velocidade máxima superior a 350 km/hora e menos de 2,8 segundos para chegar dos 0 aos 100 km/hora.

O sistema regenerativo de travagem, desenvolvido pelos engenheiros da Lamborghini, aproveita o comportamento simétrico do super condensador, carrega na sua totalidade sempre que o Sián trava. A energia armazenada é de imediato disponibilizada, permitindo um aumento suplementar de potência até aos 130 km/hora.

Da mesma forma, a aceleração em marcha também foi afinada de forma significativa, permitindo ao Sián ser 1,2 segundos mais rápido a recuperar dos 70 para os 120 km/hora comparativamente ao Aventador SVJ.

"O Lamborghini mais rápido alguma vez construído tem de ser uma festa sinfónica e visual: tem de ser tão marcante para quem o vê passar como para aqueles que têm o privilégio de conduzi-lo", afirmou Mitja Borkert, chefe de design da Automobili Lamborghini.

"Embora se inspire no Lamborghini Countach, o Sián não é um ícone retrospectivo mas sim futurista."

Já segue o Aquela Máquina no Instagram?

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.