Quase seis anos depois de ter sido apresentado no Salão Automóvel de Genebra, surgem as primeiras imagens do novo Lamborghini Aventador, que agora conta com o sufixo "S", que se traduz em mais potência e num design (ainda) mais agressivo.
Os italianos apresentam-no como
"a nova geração do Aventador", mas trata-se sobretudo de uma actualização de meio ciclo de vida. Mas isso não quer dizer que as diferenças entre o próximo Aventador e a versão actual não existam.
O "S" garante vários elementos exteriores que conferem a este Aventador S um "look" distinto, com especial destaque para a dianteira mais agressiva, um "splitter" dianteiro mais proeminente, um difusor traseiro em preto (pode ser encomendado em fibra de carbono) e cavas das rodas traseiras ligeiramente mais largas.
Este "update" ao nível do design também têm efeitos práticos nas "performances" da próxima "máquina" a sair de Sant’Agata Bolognese. É que este Aventador S tem mais 130 por cento de força descendente dianteira do que o seu antecessor, sendo que o "aileron" (que pode ser ajustado em três posições diferentes) permite melhorar a eficiência aerodinâmica entre 50 e 400 por cento, dependendo da posição adoptada.
O motor V12 presente no Aventador "original" levou um tratamento especial por parte dos engenheiros da Lamborghini, que conseguiram retirar-lhe mais 39 cv, passando agora a somar um total de 730 cv de potência e 690 Nm de binário máximo. A potência é distribuída pelas quatro rodas através de uma caixa automática de sete velocidades.
Com 1,575 kg de peso, o Aventador S é capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 2,9 segundos, sendo que a velocidade máxima está fixada nos 350 km/h.
Mas uma das maiores novidades deste Aventador S é mesmo o novo sistema de direcção nas quatro rodas, uma estreia no que a modelos de produção da Lamborghini diz respeito. A baixa velocidade, as rodas traseiras giram no sentido contrário às dianteiras para melhorar a agilidade, ao passo que a alta velocidade rodam no mesmo sentido para garantir uma maior estabilidade.
O Aventador S vem com um novo modo de condução, denominado Ego - que se junta aos já conhecidos "Strada", "Sport" e "Corsa" – que permite ao condutor fazer ajustes na suspensão e na transmissão de acordo com as suas preferências pessoais.
Equipado com travões carbocerâmicos, de 400 mm de diâmetro no eixo dianteiro e 380 mm no eixo traseiro, vem com pneus Pirelli P Zero que de acordo com a marca foram
"especificamente desenhados para o Aventador S", e estarão montador em jantes de 20 e 21 polegadas, no eixo dianteiro e traseiro, respectivamente. A marca de Sant’Agata Bolognese reivindica que a distância de travagem entre os 100 e os 0 km/h é de apenas 31 metros.
Mas o interior também foi alvo de mudanças, sobretudo no campo da tecnologia. O sistema de "infotainment" passa a contar com o sistema Apple CarPlay e o painel de instrumentos também recebeu uma actualização, que agora pode ser personalizado de acordo com as preferências do condutor. Existe ainda a possibilidade de "montar" um sistema de telemetria para melhorar a sua experiência em pista, mas saiba que este é um opcional pago. E se o habitáculo não o impressionar, não se preocupe. O interior do Aventador S pode ser personalizado através do programa
Ad Personam da Lamborghini.
As entregas do novo Aventador S terão início na Primavera de 2017 e o preço para a Europa começa nos 281 mil euros… antes de impostos!