Pesquisa
Super Carros

Lamborghini Espada 400 GT: um V12 Gran Coupé intemporal

12:58 - 04-07-2022
 
Lamborghini Espada 400 GT: um V12 Gran Coupé intemporalLamborghini Espada 400 GT: um V12 Gran Coupé intemporalLamborghini Espada 400 GT: um V12 Gran Coupé intemporalLamborghini Espada 400 GT: um V12 Gran Coupé intemporalLamborghini Espada 400 GT: um V12 Gran Coupé intemporalLamborghini Espada 400 GT: um V12 Gran Coupé intemporalLamborghini Espada 400 GT: um V12 Gran Coupé intemporalLamborghini Espada 400 GT: um V12 Gran Coupé intemporalLamborghini Espada 400 GT: um V12 Gran Coupé intemporalLamborghini Espada 400 GT: um V12 Gran Coupé intemporalLamborghini Espada 400 GT: um V12 Gran Coupé intemporalLamborghini Espada 400 GT: um V12 Gran Coupé intemporalLamborghini Espada 400 GT: um V12 Gran Coupé intemporal
Lamborghini Espada 400 GT: um V12 Gran Coupé intemporalLamborghini Espada 400 GT: um V12 Gran Coupé intemporalLamborghini Espada 400 GT: um V12 Gran Coupé intemporalLamborghini Espada 400 GT: um V12 Gran Coupé intemporalLamborghini Espada 400 GT: um V12 Gran Coupé intemporalLamborghini Espada 400 GT: um V12 Gran Coupé intemporalLamborghini Espada 400 GT: um V12 Gran Coupé intemporalLamborghini Espada 400 GT: um V12 Gran Coupé intemporalLamborghini Espada 400 GT: um V12 Gran Coupé intemporalLamborghini Espada 400 GT: um V12 Gran Coupé intemporalLamborghini Espada 400 GT: um V12 Gran Coupé intemporalLamborghini Espada 400 GT: um V12 Gran Coupé intemporalLamborghini Espada 400 GT: um V12 Gran Coupé intemporal
Lamborghini Espada 400 GT: um V12 Gran Coupé intemporal

A Lamborghini está este ano a celebrar o V12, o lendário motor atmosférico de 4.0 litros que equipou os seus super desportivos mais carismáticos ao longo de quase 60 anos.

Lamborghini Espada 400 GT: um V12 Gran Coupé intemporal

Lançado em 1968, o Espada 400 GT é um dos exemplos maiores a comportar aquele bloco de 12 cilindros, e nada melhor do que estreá-lo no primeiro Gran Turismo de quatro lugares da insígnia transalpina. 

Apenas 1.226 exemplares foram produzidos para as três séries que marcaram o super desportivo entre 1968 e 1978 

Não será por isso uma surpresa que, face à sua raridade, um exemplar em perfeitas condições esteja avaliado entre os 154 mil e os 270.000 euros. 

Verdadeiro sucesso de vendas ao longo dos dez anos em que esteve em construção, o coupé reflecte umas linhas bem equilibradas que favorece a sua silhueta aerodinâmica. 

Marcello Gandini, que já tinha desenhado o Lamborghini Marzal, tem neste modelo de linhas afuniladas uma das suas mais belas criações. 

Os 4,70 metros que mede reflectem o impressionante equilíbrio das proporções, que favorece a sua silhueta aerodinâmica. O chassis foi alongado, face ao do 400 GT em que se baseia, para atingir uma distância de 2,65 metros entre eixos. 

A suspensão independente às quatro rodas, com braços duplos e molas helicoidais, colava-o à estrada de uma forma fulgurante, apoiado por uma caixa manual de cinco relações. 

Não era apenas rápido para a época, ao bater nos 250 km/hora e fazer os zero aos 100 km/hora em 7,9 segundos, mas também luxuoso, com a pele e outros materiais refinados a criarem o ambiente a bordo. 

Várias celebridades mostraram o seu carinho pelo Espada 400 GT desde o primeiro momento, como foi exemplo Sir Paul McCartney numa das situações mais divertidas a ele ligadas. 

O ex-guitarrista dos The Beatles comprou em 1972 um exemplar pintado a vermelho e com os estofos na mesma cor. 

Todavia, era a mulher Linda McCartney quem costumava guiá-lo… até ao dia em que o deixou resvalar para dentro de um lago ao deixá-lo em ponto morto e esquecer-se de puxar o travão de mão. 

Outras figuras famosas como o apresentador Jay Leno têm o super desportivo na sua colecção automóvel, para além de também ter sido protagonista em mais de 50 filmes. 

O V12 puramente atmosférico sairá de produção antes do final deste ano, quando for montado o último Lamborghini Aventador Ultimae. 

Em 2023, o seu herdeiro será equipado com uma nova versão híbrida plug-in desenvolvido a partir daquele bloco. 

Já segue o Aquela Máquina no Instagram?

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Utils/
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.