A Lamborghini acaba de anunciar o Aventador Miura Homage, uma edição especial de tributo ao Miura, o pioneiro dos coupés de motor V12 central na casa de Sant’Agata Bolognese, que este ano completa o 50º aniversário.
Criado pela equipa de personalização da Lambroghini, o departamento "Ad Personam", o Aventador Miura Homage reflecte a cor e as características do Miura original. A pintura do "corpo" do automóvel, que conta com seis cores icónicas do Miura, é complementada com um tom contrastante que dá vida à secção inferior do carro. Já as jantes podem ser revestidas com cinzento mate ou dourado.
Mas o tributo não se fica pela pintura. Um símbolo alusivo ao Miura, o logótipo da Lamborghini a preto, a inscrição "5050" nos bancos e uma placa identificativa da edição limitada que está no interior vincam esta homenagem a um dos carros mais importantes da história da marca.
Mas nenhuma homenagem ao Miura estava completa sem um motor V12. Este é um 6.5 com 700 cv. É capaz de chegar dos 0 aos 100 km/h em apenas 2.9 segundos. Quanto à velocidade máxima, essa está fixada nos 350 km/h.
São números que impressionam qualquer um, mas será difícil que sejam alcançados por alguém. É que dado o enorme valor e exclusividade desta versão, já não estamos "só" a falar de um automóvel mas sim de uma peça de museu.
A primeira aparição pública vai acontecer no Goodwood Festival of Speed, que já está a decorrer. E para muitos será mesmo a única ocasião que terão para ver esta criação, já que só serão produzidas 50 unidades e a grande maioria já está vendida.