O Koenigsegg Regera talvez seja o carro mais rápido do mundo. O construtor diz que é possível chegar aos 410 km/h e passar de 0 a 400 km/h em 20 segundos. Ainda ninguém disse que já o fez, mas o vídeo divulgado pela Koenigsegg mostra que o Regera é capaz de derreter pneus.
Desde o seu nascimento em 1994, a empresa de Christian von Koenigsegg tem-se afirmado pelo radicalismo dos seus automóveis tão exclusivos como rápidos. Nunca pactuou com compromissos e a maioria olhava para os suecos como o último baluarte na defesa dos motores de combustão interna face ao advento das motorizações híbridas, mas a empresa já aderiu aos ventos de mudança.
Mas este híbrido é diferente dos demais e isso merece aplausos. Conserva o motor 5.0 V8 que, graças a dois turbos, garante 1.155 cv no Koenigsegg One 1, mas associou-o a três motores eléctricos (um em cada roda traseira e outro acoplado ao V8) com uma nova tecnologia ainda pouco conhecida: o fluxo axial YASA (empresa britânica que criou o sistema).
O motores são muito leves (30 kg) e o que está associado ao V8 também funciona como motor de arranque. Os outros dois surgem junto dos semi-eixos e actuam em conjunto com o controlo de estabilidade e o ABS, maximizando a regeneração de energia das desacelerações e travagens. O Regera não tem caixa de velocidades, pelo que não há perdas nos 1 500 cv de potência que chegam às rodas. E sem perdas de energia os ganhos são tão evidentes que a Koenigsegg reduziu o tamanhos dos turbos dos motor V8 – e, mesmo assim, garante uma potência combinada de 1 500 cv.
Mas as inovações vão mais além. Para além do vanguardismo de um chassis em carbono e alumínio e de uma carroçaria em carbono, a miniaturização dos sistemas hidráulicos permitiu criar um sistema robotizado integral que vai da gestão do sistema de fecho das portas à gestão da altura ao solo de acordo com a velocidade, e à regulação da aerodinâmica activa de um modelo que é capaz de garantir 450 kg de apoio (força de cima para baixo) a velocidades superiores a 250 km/h.
Apenas serão produzidas 80 unidades do Regera. Não são muitas, mas se cada cliente pagar (muito) mais do que dois milhões de euros por cada um, é fácil perceber que é dinheiro em caixa. Para além da vanguarda tecnológica, este modelo também impressiona pelo luxo e requinte de um habitáculo feito de carbono e couro, onde não falta a modernidade do sistema de infoentretenimento gerido no ecrã de 9’’, com 3G, wi-fi, câmaras exteriores e interiores com funções de gravação no sistema Apple Car Play, sem falar na função de diagnóstico. Tudo pode ser controlado remotamente pelo telemóvel ou até pela chave, cuja personalização custa 10 mil euros. Todos os modelos serão pintados no azul que surge nas fotos, mas se o cliente quiser ser diferente pode escolher outra cor, desde que pague 60 mil euros. Este números dão uma ideia dos valores que estão associados à exclusividade. Até pode parecer aberrante, mas há quem não se importe de pagar...
FICHA TÉCNICA
MOTOR V8 + 3 eléctricos
CILINDRADA 5 000 cc
POTÊNCIA COMBINADA 1 500 cv
BINÁRIO MÁXIMO 1 280 Nm/4 100 rpm + 1 000 Nm das 2 700/6 170 rpm
RELAÇÃO PESO/POTÊNCIA 1,08 Kg/cv
VELOCIDADE MÁXIMA 410 Km/h
0 a 400 Km/h 20 s
CONSUMO MÉDIO Não indicado
Koenigsegg Regera derrete pneus