A Italdesign inaugurou a sua nova marca de produção de supercarros exclusivos, denominada Italdesign Automobili Speciali, com o Zerouno. E o baptismo correu tão bem que as cinco unidades do Zerouno foram todas vendidas no espaço de algumas semanas, cada uma com um preço de 1.5 milhões de euros… antes de impostos!
Recorde-se que o primeiro exemplar do Zerouno foi apresentado em Março deste ano, no Salão Automóvel de Genebra. Agora, alguns meses depois, a Italdesign vai levar o Zerouno com o chassis número dois ao concurso de elegância de Pebble Beach, que abre as portas no próximo dia 20 de Agosto.
O design não deixou ninguém indiferente durante a apresentação no certame helvético. A carroçaria é feita totalmente em fibra de carbono e o chassis modular é composto por uma combinação de alumínio e fibra de carbono. Tudo para manter o peso o mais baixo possível, para que o V10 atmosférico de 5,2 litros, já conhecido do Audi R8 e do Lamborghini Huracán, em ambos os modelos com 610 cv e 560 Nm, faça disparar este Zerouno. A marca não divulgou os detalhes técnicos, mas estima-se que as performances sejam tão marcantes como o "look" exterior: 3,2 segundos dos 0 aos 100 km/h e 330 km/h de velocidade de ponta.
Por esta altura deve estar a perguntar porque motivo este Zerouno conta com o mesmo bloco V10 que equipa o Audi R8 e o Lamborghini Huracán, mas a explicação é simples. É que a Italdesign, que sempre foi conhecida como um dos melhores estúdios de design automóvel, pertence precisamente ao Grupo VW, que também controla (entre outras) a Audi e a Lamborghini.
Escusado será dizer que assim que este Zerouno foi anunciado levantaram-se de imediato vozes que colocavam em causa a pertinência deste projecto, uma vez que o Grupo VW já tem a sua quota-parte de "superdesportivos". Mas a verdade é que esta criação da Italdesign se afirma como algo muito mais exclusivo. E o facto de estarem previstas apenas cinco unidades deste Zerouno prova isso mesmo.
Mas não pense que os planos desta nova marca se esgotam aqui. Segundo o presidente da Italdesign, Jörg Astalosch, a Italdesign Automobili Speciali deverá lançar um novo produto a cada 18 ou 24 meses, e o próximo poderá ser uma versão "roadster" do Zerouno.