Ainda 2016 está longe de terminar e já há grandes expectativas para lançamentos de… 2017! Um deles é o muito falado híper desportivo que a Mercedes AMG estará a preparar para assinalar o 50.º aniversário do "braço desportivo" da empresa que começou por ser apenas um preparador que fazia versões mais "musculadas" dos modelos da marca de Estugarda para acabar por ser absorvido pela própria Mercedes para ser sinónimo das versões desportivas. E acabando mesmo por ganhar o direito a ter modelos próprios, como foi o AMG SLS ou agora o AMG GT!
Mas o que se prepara para o próximo ano é algo de verdadeiramente extremo, segundo se consegue saber de um segredo que continua muito bem guardado. Extremo ao nível do protótipo Mercedes-Benz AMG Vision Gran Turismo Concept com que ilustramos este artigo! Porque consta que poderá ter até a mecânica utilizada nos (quase) invencíveis monolugares que vêm dominando os Mundiais de Fórmula 1, com pequenas diferenças… para melhor!
O motor térmico continuará a ser o V6 1.6 mas deverá ter dois em vez de um só turbo, embora o regime máximo baixe das 15.000 rpm do propulsor de competição, para garantir maior fiabilidade. Por outro lado, aos quase 900 cv do motor V6 deverão juntar-se mais 160 cv dos dois motores eléctricos que estarão colocados no eixo dianteiro, um em cada roda. A potência combinada deverá ficar, assim, na casa dos 1000 cv!
Com um aerodinâmica muito cuidada e ligações ao solo extremamente evoluídas, este híper desportivo poderia atingir velocidades na casa dos 355 km/h e chegar aos 100 km/h em apenas 2,5 s! A carroçaria será concebida em torno de um chassis muito semelhante ao do carro de Fórmula 1, embora feito para dois ocupantes e totalmente construído em fibra de carbono, para manter o peso controlado, em torno da tonelada. Há até alguns rumores (não confirmados) de que a afinação da suspensão e chassis estaria a ter a colaboração da Lotus.
No fundo, este super AMG será o concorrente directo do
Aston Martin AM-RB 001 concebido em colaboração com Adrian Newey, da Red Bull. Não só na dinâmica mas também… no preço, que deverá rondar os 3,8 milhões de euros!