Pesquisa
Super Carros

GMA T.33: será este o melhor GT do mundo?

13:32 - 31-01-2022
 
GMA T.33: será este o melhor GT do mundo?GMA T.33: será este o melhor GT do mundo?GMA T.33: será este o melhor GT do mundo?GMA T.33: será este o melhor GT do mundo?GMA T.33: será este o melhor GT do mundo?GMA T.33: será este o melhor GT do mundo?GMA T.33: será este o melhor GT do mundo?GMA T.33: será este o melhor GT do mundo?GMA T.33: será este o melhor GT do mundo?GMA T.33: será este o melhor GT do mundo?GMA T.33: será este o melhor GT do mundo?GMA T.33: será este o melhor GT do mundo?GMA T.33: será este o melhor GT do mundo?GMA T.33: será este o melhor GT do mundo?GMA T.33: será este o melhor GT do mundo?GMA T.33: será este o melhor GT do mundo?GMA T.33: será este o melhor GT do mundo?GMA T.33: será este o melhor GT do mundo?GMA T.33: será este o melhor GT do mundo?GMA T.33: será este o melhor GT do mundo?GMA T.33: será este o melhor GT do mundo?GMA T.33: será este o melhor GT do mundo?GMA T.33: será este o melhor GT do mundo?GMA T.33: será este o melhor GT do mundo?GMA T.33: será este o melhor GT do mundo?GMA T.33: será este o melhor GT do mundo?GMA T.33: será este o melhor GT do mundo?GMA T.33: será este o melhor GT do mundo?
GMA T.33: será este o melhor GT do mundo?GMA T.33: será este o melhor GT do mundo?GMA T.33: será este o melhor GT do mundo?GMA T.33: será este o melhor GT do mundo?GMA T.33: será este o melhor GT do mundo?GMA T.33: será este o melhor GT do mundo?GMA T.33: será este o melhor GT do mundo?GMA T.33: será este o melhor GT do mundo?GMA T.33: será este o melhor GT do mundo?GMA T.33: será este o melhor GT do mundo?GMA T.33: será este o melhor GT do mundo?GMA T.33: será este o melhor GT do mundo?GMA T.33: será este o melhor GT do mundo?GMA T.33: será este o melhor GT do mundo?GMA T.33: será este o melhor GT do mundo?GMA T.33: será este o melhor GT do mundo?GMA T.33: será este o melhor GT do mundo?GMA T.33: será este o melhor GT do mundo?GMA T.33: será este o melhor GT do mundo?GMA T.33: será este o melhor GT do mundo?GMA T.33: será este o melhor GT do mundo?GMA T.33: será este o melhor GT do mundo?GMA T.33: será este o melhor GT do mundo?GMA T.33: será este o melhor GT do mundo?GMA T.33: será este o melhor GT do mundo?GMA T.33: será este o melhor GT do mundo?GMA T.33: será este o melhor GT do mundo?GMA T.33: será este o melhor GT do mundo?
GMA T.33: será este o melhor GT do mundo?
GMA T.33: será este o melhor GT do mundo?

Depois de surpreender o mundo dos super desportivos com o fantástico T.50, eis que a Gordon Murray Automotive revela agora o novíssimo T.33.

GMA T.33: será este o melhor GT do mundo?

Descrito pelo construtor britânico como "o melhor super carro GT do mundo", o novo modelo com motor central chega ao mercado em 2024. 

Mais adaptado à estrada do que o irmão mais potente, a produção está limitada apenas a 100 exemplares. 

E, como modelo exclusivo que é, o seu preço atinge valores quase estratosféricos: 1,65 milhões de euros antes de impostos e sem qualquer personalização. 

Potente e dinâmico 

O GMA T.33 partilha a mesma plataforma do T.50, assim como o bloco V12 atmosférico de 3.9 litros desenvolvido pela Cosworth. 

As diferenças estão mesmo nas novas árvores de cames do motor e nos novos sistemas de admissão e de escape. 

Contra os 663 cv e 467 Nm debitados pelo T.50 às 11.500 rotações por minuto, o T.33 desenvolve "apenas" 615 cv e 451 Nm às 11.100 rpm. 

É no 1.090 quilos de peso que está um dos segredos para o desempenho dinâmico deste super desportivo, graças à construção num novo monocasco em alumínio e fibra de carbono.

GMA T.33: será este o melhor GT do mundo?

São menos 300 quilos do que alguns dos seus principais concorrentes, como sublinha a Gordon Murray Automotive, sem avançar com números de desempenho. 

Potência e binário são passados às rodas traseiras com diferencial autoblocante através de uma caixa manual ou automática de seis velocidades desenvolvida pela Xtrac. 

Aerodinâmica mais eficiente 

Para se manter bem agarrado à estrada, a entrada de ar à frente do GMA T.33 obriga a que o fluxo de ar circule ao longo do chassis, reforçado por uma asa activa na traseira. 

Segundo os técnicos da Gordon Murray Automotive, esta solução melhora em 30% a eficiência aerodinâmica face aos seus rivais mais directos. 

O sistema de suspensão é composto por triângulos duplos sobrepostos nas quatro rodas (19 polegadas à frente e 20 atrás), apoiado por travões carbo-cerâmicos Brembo. 

A direcção é assegurada por um sistema de cremalheira hidráulica por oferecer uma sensação de condução superior à eléctrica. 

Dentro do habitáculo, tudo é mais convencional ao dispensar o ecrã táctil do sistema de infoentretenimento, embora admita conexões Apple CarPlay e Android Auto

Os controlos giratórios substituem os botões, e o conta-rotações de 4,7 polegadas é, como explica o construtor, "desafiadoramente" analógico. 

Com o GMA T.33 prestes a entrar na linha de montagem, estão ainda previstos mais duas variantes do original, que poderão ser um roadster e uma proposta mais focada nas pistas. 

Já segue o Aquela Máquina no Instagram?

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.