O FXX K pode ser visto como uma evolução do LaFerrari para uma utilização em pista. E, se o modelo já não é uma novidade, a Ferrari negou todos os rumores que apontavam para uma versão "EVO" – pelo menos para já...
"A filosofia da marca faz com que, mal se apresenta um produto, começamos imediatamente a tentar evoluí-lo e sempre que os nossos técnicos encontram algo que permita uma evolução importante, avaliamo-la, mas neste momento não há nada", afirmou à comunicação social britânica Enrico Galliera, responsável do marketing da Ferrari.
O sistema KERS (derivado da F1) permite ao FXX K chegar aos 1050 cv de potência. Apenas serão produzidas 30 unidades deste modelo, que tem um preço de 2,5 milhões de euros (antes de impostos) e é utilizado num programa que a marca promove junto de um lote exclusivo de clientes que utilizam este tipo de modelos em circuito, mas nunca em competições oficiais.
O motor V12 do LaFerrari foi reformulado. Conta com novas árvores de cames e um novo sistema de gestão das válvulas, o que ditou uma alteração da cartografia de funcionamento do motor. As alterações passam ainda pela optimização das condutas de admissão e pelo desenho dos escapes, que também deixaram de contar com silenciadores.
O funcionamento do sistema HY-KERS passa a ser controlado pelo condutor, que pode optar por uma de quatro opções:
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Qualify – para maximizar as performances durante um número limitado de voltas (não quantificado).
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Long Run – para garantir um nível de performances constante.
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Manual Boost – para maximizar o binário instantâneo.
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Fast Charge – para potenciar as cargas rápidas das baterias de lítio.
A imagem do novo FXX K é naturalmente mais agressiva do que a do LaFerrari.
Na zona frontal destaca-se a volumosa entrada de ar e uma dupla asa que forma o spoiler, a mesma solução que foi adoptada nos Ferrari que participam no Mundial de GT’s.
O perfil não foge muito à imagem do LaFerrari, mas notam-se várias alterações destinadas a potenciar a eficácia aerodinâmica.
A traseira também pode parecer semelhante, mas é mais alta. A volumosa asa é marcante na imagem. É móvel e pode estender-se até 60 milímetros. Dois braços compostos por uma barbatana vertical e um perfil horizontal ajudam a maximizar o apoio aerodinâmico.
Ferrari FXX K EVO não é para já
Ficha técnica
Potência total: 1 050 cv
Binário total: + de 900 Nm
Potência do motor térmico: 860 cv/9 200 rpm
Regime máximo: 9 250 rpm
Binário do motor térmico: 750 Nm/6 500 rpm
Potência do motor eléctrico: 140 Kw (190 cv)
MOTOR TÉRMICO
Tipo: V12
Cilindrada: 6 262 cc
Potência específica: 137 cv/l
DIMENSÕES E PESOComprimento: 4 896 mm
Largura: 2 051 mm
Altura: 1 116 mm
Entre-eixos: 2 650 mm
Distribuição de massas: 41% à frente/59% atrás
CAIXA DE VELOCIDADES
Tipo: automática de 7 velocidades com dupla embraiagem
SUSPENSÃO
Frente: triângulos sobrepostos
Traseira: multilink
PNEUS
Tipo: Pirelli P-Zero Slik
Frente: 285/650 – R19x10 ½
Traseira: 345/725 – R20x13
TRAVÕES
Frente: 398x223x36 mm
Traseira: 380x253x34 mm