O Vanquish Volante é um dos modelos mais caros do catálogo da Aston Martin. É uma opção exclusiva, mesmo para os padrões da marca britânica. Em termos de design, a imagem deste descapotável não foge às linhas do coupé lançado em 2012. Mas, como todos os cabrios da marca, tem direito a nome próprio: chama-se Volante...
À primeira vista, a diferença passa por uma capota em lona, à antiga, que, graças a um comando eléctrico, permite que o coupé faça topless em meros 14 segundos. Mas há muito mais, ao nível dos reforços estruturais do monobloco que integra o chassis e a carroçaria. São eles que asseguram a rigidez estrutural fundamental para assegurar a estabilidade direccional deum grande desportivo capaz de performances acima da média.
O HABITÁCULO pode ter dois ou quatro lugares. Os traseiros (se existirem) são mais ou menos simbólicos, apesar do Vanquish não ser exactamente pequeno. Mede 4,69 metros, feitos de elegância e proporções correctas. O estilo "very british", capaz de despertar paixões à primeira vista, que marca a imagem externa yem uma correspondência natural num habitáculo marcado pelo requinte, bom gosto e pela funcionalidade. Alia a elegância com o dinamismo, sem necessidade de exageros no campo do design e isso sempre foi um trunfo para a marca de Gaydon.
MOTOR. Em termos mecânicos não há grandes diferenças entre o coupé e o Volante. Partilham um notável motor V12 de seis litros de cilindrada, que debita 576 cv de potência. É um bloco nobre, capaz de aliar toda a potência a baixo regime, com uma resposta feroz nas rotações mais elevadas. Este bloco é uma espécie em vias de extinção. Adorado por todos quantos dão valor ao requinte da mecânica, é um proscrito pela necessidade ("politicamente correcta") de contenção das emissões poluentes.
PERFORMANCES. Mas só o poder de um V12 permite que o Volante não perca ao nível das performances face ao coupé, apesar de ser 100 kg mais pesado devido aos reforços estruturais exigidos pela carroçaria.
O Vanquish Volante chega aos 100 km/h em meros 4,0 segundos e pode atingir os 317 km/h. São performances dignas de um grandes desportivo, que assume a herança da marca.
Este é um carro à medida de quem gosta de conduzir (depressa) a céu aberto, um prazer que os clientes da Aston Martin também já podem desfrutar sobre as ondas com o
AM37 desenvolvido em parceria com a Quintessence Yachts.
FICHA TÉCNICA
MOTOR:
V12
CILINDRADA:
5 935 cc
POTÊNCIA MÁXIMA:
576 cv/6.650 rpm
BINÁRIO MÁXIMO:
630 Nm/6.500 rpm
VELOCIDADE MÁXIMA:
317 Km/h
0 a 100 Km/h:
4,0 s
CONSUMO MÉDIO:
12,8 l/100 Km
EMISSÕES DE CO2:
298 g/Km