Pouco mais de dois anos depois de ter sido apresentado no Salão Automóvel de Genebra, o
Aston Martin Vulcan ganhou uma versão (ainda) mais radical, pensada para fazer deste "Vulcão" uma "máquina" ainda mais rápida e agressiva.
Denominado Vulcan AMR Pro –
a AMR está para a Aston Martin como a AMG está para a Mercedes e a M está para a BMW -, este "Super Aston" vai ser revelado ao público no Goodwood Festival of Speed, que arranca esta quinta-feira (dia 29).
Mas dizer que se trata de um novo modelo é demasiado ambicioso, já que estamos a falar de um "pacote" completo de melhorias para as 24 unidades que a marca de Gaydon produziu do Vulcan "convencional". A maior parte das mudanças (e das melhorias!) surgem ao nível da aerodinâmica, com novos apontamentos que permitem aumentar a carga e o coeficiente aerodinâmico.
Estas mudanças também chegaram ao aileron traseiro, que além de garantir um "look" ainda mais extremo foi redesenhado de forma a garantir um aumento na carga aerodinâmica. O pára-choques dianteiro também sofreu alterações, com a introdução de um novo difusor dianteiro e de novas entradas de ar nas cavas das rodas dianteiras. São alterações mínimas mas que ajudam a melhorar o coeficiente aerodinâmico de uma "máquina" pensada em exclusivo para uma utilização em pista (não está homologado para circular em estrada).
Mas as alterações estéticas deste novo "kit" de carroçaria não terminam aqui. É que os responsáveis da submarca AMR da fabricante de Gaydon também instalaram uma nova cobertura do motor que permite poupar cerca de 5 quilos. Nada mal, se pensarmos que esta "besta" já conta com uma carroçaria feita inteiramente em fibra de carbono.
No que à mecânica diz respeito, não houve nenhum aumento de potência, com este Vulcan AMR Pro a manter o bloco V12 de 7.0 litros (que debita 800 cv de potência) que "alimenta" o Vulcan "normal". Porém, os engenheiros da Aston Martin garantem que os novos ajustes se irão traduzir numa experiência de condução mais intensa.
Este "pack" de melhorias AMR Pro poderá ser instalado nos 24 Aston Martin Vulcan produzidos, sendo que este processo de transformação será feito pelos engenheiros da divisão "Q" da Aston Martin. Os preços deste "kit" ainda não são conhecidos, mas se for um dos 24 donos de um "vulcão" e quiser ser dos primeiros a receber esta "prenda" no Outono, é melhor começar a pensar em contactar a marca de Gaydon, não vá a lista de espera começar a crescer…