
















Se os brutais 707 cv debitados pelo DBX707 parecem demasiado "fracos" para os adeptos da Aston Martin, não vale a pena esmorecer: o novo DBX S propõe 727 cv às quatro rodas.
Há mais atributos a caracterizá-lo mas esta potência assume-se como o seu principal cartão de visita: zero aos 100 km/hora em 3,3 segundos para 310 km/hora de velocidade de ponta.
Esta é também a mais recente proposta duma longa linha de desportivos de alto desempenho da construtora britânica, sendo o DB3S de 1953 o primeiro a estrear a letra S.
Quando o DBX chegou aos escaparates em 2019, depressa se levantaram críticas por a Aston Martin ter-se rendido aos SUV.
A aposta foi mais do que certeira já que, três anos depois, chegou à estrada o DBX707 com o V8 biturbo espremido ao máximo para conseguir 707 cv e 900 Nm.
O DBX S mantém o mesmo bloco preparado pela AMG mas agora com 727 cv passados às quatro rodas através duma caixa automática de nove relações recalibrada para o efeito; só o binário fica igual.
O super SUV beneficia das actualizações na suspensão feitas no DBX707 o ano passado mas agora com uma direcção mais responsiva, de acordo com a marca.
O raio de viragem também foi reduzido em 50 cm para os 12 metros de diâmetro, o que não deixa de ser assinalável num carro que se estica até aos 5,04 metros, com as jantes de 23 polegadas a serem de série.
A travagem é assegurada por discos carbono-cerâmicos com 420 mm de diâmetro nas rodas dianteiras, e 390 mm nas traseiras.
Mecânica à parte, o DBX S recebe um kit de carroçaria específico e opções em fibra de carbono para roubar 47 quilos aos 2.320 quilos que pesa na balança.
Certo é que o SUV ganha uma personalidade ainda mais vincada com um divisor próprio, assim como novas saias laterais, e pára-choque traseiro e difusor redesenhados, sempre destacados por uma linha vermelha.
Estes dois últimos elementos podem ser em fibra de carbono, assim como o tejadilho, agora sem barras, para reduzir o centro de gravidade; a montagem das duas saídas de escape duplas é agora feita na vertical.
Jantes em magnésio também são propostas como alternativa ao alumínio forjado, enquanto a grelha em policarbonato completa as opções para reduzir o peso do SUV, que mesmo assim se cifra nos 2.198 quilos.
Todo este poder exterior prossegue a bordo com um visual inédito, patente nos estofos e revestimentos em pele e Alcantara até ao forro do tecto.
A longa lista de opcionais inclui estofos totalmente em pele, que podem ser bicolores nos bancos, e um sistema sonoro da Bowers & Wilkins, com 1.600 watts "disparados" por 23 altifalantes.
Caso o milionário comprador não fique satisfeito com o proposto, pode sempre "abastecer-se" nas personalizações únicas oferecidas pela divisão Q da Aston Martin.
As primeiras entregas do DBX S estão anunciadas para o Outono embora sem serem avançados preços… que deverão ser tão exclusivos como o super SUV.
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